Bloco do Zé leva foliões para desfile no Vilela e Caiçaras


A abertura oficial do Carnaval de Barbacena 2020 será na próxima quinta-feira, dia 20, com a tradicional Batalha de Confetes, uma parceria da Prefeitura com a Rádio Sucesso. Mas a folia já tomou conta da cidade com a festa de vários blocos, sendo um deles o Bloco do Zé, que homenageou o escritor francês Georges Bernanos e nomes famosos do samba barbacenense, com o enredo “Recordar é Viver”, no último domingo, dia 16, desfilando por ruas dos bairros Vilela e Caiçaras. 

O Carnaval 2020 contará com novidades e atrações no Centro da cidade. A festa da criançada está garantida, pois de sábado a terça acontecerão matinês temáticas. Nos distritos de Correia de Almeida e Senhora das Dores também está garantida a Festa de Momo. 

Com relação ao Bloco do Zé, o samba enredo “Recordar é Viver” foi composto por José Albino e Juca Cavaco, homenageando Cilica do Joãozinho, Fábio Galdino, Senhor Moreira, Zé Muié, Cabo Véio, Toinzinho e o francês Georges Bernanos, que passou um longo período de sua vida residindo em Barbacena. 

O Bloco do Zé percorreu as ruas dos bairros Vilela e Caiçaras atraindo um grande número de foliões. Quem também marcou presença na folia, foi prefeito Luís Álvaro, acompanhado da primeira-dama Margarida Calmeto Campos, prestigiando o fundador do bloco, vereador José Jorge Emídio. Também estiveram presente à festa o vereador Odair José Ferreira; a diretora de Cultura, Desporto e Turismo, Eunice de Almeida Souza; a chefe do Terminal Rodoviário, Maria Aparecida Patrício; a assessora de Museus Beatriz Maria Ferreira. 

O coordenador de Museu Jorge Luiz Dias, Álvaro Kelmer e equipe do Museu Georges Bernanos receberam as autoridades, convidados e foliões. 

A antiga casa de Georges Bernanos em Barbacena abriga atualmente um grande acervo de livros, móveis e objetos que contam a história do escritor e ativista político francês. O local também possui o Centro Artístico e Cultural Georges Bernanos, que oferece vários cursos, como violão, ballet, capoeira, karatê, ginástica, inglês, crochê, pintura em tecido e eventos, atendendo a comunidade do Vilela e bairros adjacentes.


Busca de Notícias