Centro de Controle Operacional do SAS a serviço da população


Para maior agilidade e qualidade no atendimento à população, a Prefeitura de Barbacena conta em seu trabalho com o Centro de Controle Operacional (CCO) do Serviço de Água e Saneamento (SAS). O sistema registra, em média, cerca de quatro mil atendimentos por mês. O CCO disponibiliza informações em tempo real sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água na cidade, como obras, serviços em andamento, pontos de falta d'água, nível dos reservatórios, localização dos veículos e controle das ordens de serviço, entre outras ferramentas. 

As ordens de serviço abertas através do CCO do SAS são encaminhadas às equipes que estão na rua, agilizando assim o serviço. Para facilitar a comunicação da população com o SAS, está disponível um aplicativo para baixar nas plataformas do IOS e Android. 

Quando a solicitação de atendimento é feita através do aplicativo, ela vai direta para o CCO, que após validar a chamada, encaminha para equipe que estiver fazendo serviço na rua. Após a realização do trabalho, é feito um pedido de avaliação do cliente, também através do sistema. 

A partir telão do CCO, funcionários do SAS acompanham o funcionamento de todos os pontos de captação de água, se cada um está funcionando ou parado e podem ver em tempo real como está o nível de cada reservatório nas localidades. 

Através do CCO é realizado também em tempo real o monitoramento por câmeras da Estação Tratamento de Água (ETA 2), da captação do Rio das Mortes e da ETA 3, que fica em Correia de Almeida. 

“O Centro de Controle Operacional, nosso CCO, nos permite realizar um serviço de qualidade e com ganho de tempo. Isto beneficia diretamente a população. Quando acontece qualquer problema, por exemplo, vamos supor que uma bomba de poço parou, chega o aviso no CCO e, imediatamente, uma equipe do SAS é deslocada para resolver o problema”, explica do diretor do SAS, Bruno Mota.


Busca de Notícias