Esclarecimento da Secretaria de Saúde quanto ao suposto caso de coronavirus em Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), esclarece à população que não há caso confirmado de coronavírus no Município. Existe sim um caso suspeito, que foi notificado na última quarta-feira, dia 26, data em que a Vigilância Epidemiológica do Município juntamente a Vigilância Epidemiológica do Estado esteve na residência do suspeito, fez a coleta de sangue, que foi encaminhada para análise à Fundação Ezequiel Dias (Funed). O caso foi mantido em sigilo para preservar o paciente e sua família.

O paciente estava no exterior e retornou ao Brasil no último dia 22 de fevereiro. Com a suspeita de coronavírus, o caso passou a ser acompanhado, 24 horas, pela Equipe Epidemiológica da Sesap, juntamente ao setor de Infectologista do Município. Com relação à informação que chegou a ser especulada nas redes sociais de que o paciente de Barbacena estava no mesmo voo do paciente confirmado com coronavírus de São Paulo, as autoridades em saúde garantem que a informação é inverídica. Assim como também confirmaram que o paciente não esteve no norte da Itália, local onde a maioria dos casos foi registrada no País.

“É um paciente jovem que está isolado, mas em seu domicílio junto da sua família, com todas as medidas que têm que ser tomadas. Ele se encontra bem hoje, através do acompanhamento do caso, nós acreditamos que possa ser negativo o exame, que ele não esteja com coronavírus. Ele saiu do Brasil, no início do mês e retornou no dia 21 ao Brasil. Então esse paciente realmente esteve no exterior”, explica a secretaria municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo.

Diante do problema que deixa em alerta todo o Brasil e visando sempre o cuidado com a população, Barbacena baixou uma resolução para criar um comitê de enfrentamento aos eventuais agravos epidemiológicos causados pelo coronavírus. A medida será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município.

Na próxima segunda-feira, dia 2, a Secretaria Municipal de Saúde fará reunião, às 10h, com todos os hospitais e representantes da área de saúde, inclusive de outros municípios, para discutir medidas de enfrentamento do problema. Um protocolo para treinamento dos profissionais de saúde também será realizado na tarde do mesmo dia.

“Enquanto Secretaria de Saúde, estamos tomando todas as medidas para que possamos atender a população de Barbacena. Lembrando que as pessoas que têm risco são apenas aquelas que estiveram no exterior e tiveram contato com suspeitos e assim passa a ser um suposto transmissor. Nós gostaríamos de pedir que as medidas de prevenção do coronavírus sejam tomadas. Elas estão sendo passadas em todos os setores de veículos de comunicação”, destacou a secretaria de Saúde.

Entre as medidas de prevenção estão evitar contato próximo com pessoas com infecção aguda respiratória, evitar estar em locais de aglomeração, usar sempre lenço descartável quando necessário para a higiene nasal, sempre que for espirrar cobrir nariz e boca, e principalmente lavar sempre as mãos após espirrar.

Em Barbacena, uma porta de entrada para pacientes é o hospital Imaip Policlínica, à noite, e o Hospital Regional, que atende 24 horas. Lembrando que para casos confirmados já existe um protocolo do Estado que o hospital de referência é o João Penido, em Juiz de Fora, e o Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. 

O Ministério da Saúde na última quinta-feira, dia 27, fez um comunicado que estará adiantando para o fim de março as vacinas contra a gripe. Em Barbacena, o setor de Epidemiologia já está trabalhando para viabilizar todas as ações para que a campanha de vacinação transcorra também de forma antecipada, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde.


Busca de Notícias