Projeto para construção de novas ETEs está na Câmara


O projeto para construção de mais duas Estações de Tratamento de Esgoto em Barbacena, uma na bacia do Ceolin e outra na bacia Colônia Rodrigo Silva, aguarda agora um sim dos vereadores, uma vez que a Prefeitura recebeu oferta de empréstimo por parte do Governo Federal, através do programa Avançar Cidades, para executar o projeto, mas o acordo depende da aprovação do Legislativo.

No último dia 2 de março, representantes da Prefeitura e do Serviço de Água e Saneamento (SAS), se reuniram novamente, na sede da autarquia, assim como já havia acontecido em 20 de fevereiro, com um grupo de vereadores, formado por Vânia Castro, José Newton, Edson Rezende, Carlos Du, Professor Nilton, Milton Roman, para tirar as dúvidas sobre o projeto e o empréstimo para construção das duas novas ETEs. O Governo Municipal tem até 6 de março para apresentar o projeto final à Caixa, que é responsável pelo empréstimo, mas isto só pode ser feito depois da aprovação da Câmara.

O projeto das ETEs do Ceolin e da Colônia Rodrigo Silva vai atender boa parte da população de Barbacena, com expectativa de cerca de 20 mil pessoas beneficiadas. O meio ambiente também sairá ganhando, com o tratamento do esgoto que hoje acaba prejudicando os mananciais que deságuam nas duas bacias, beneficiando diretamente também os agricultores daquela região.

“Nesse momento, o que precisa é o entendimento dos vereadores sobre a importância de tratar o esgoto daquelas duas regiões, algo que vai gerar melhor qualidade de vida para a população, com um saneamento de qualidade. O projeto foi feito para beneficiar toda a população daquela região”, destacou o diretor do SAS, Bruno Mota.

A Prefeitura de Barbacena recebeu oferta de empréstimo por parte do Governo Federal, para a construção das duas ETEs, por estar em dia com seus compromissos financeiros, algo que também faz parte da realidade do SAS. A parte financeira em dia é resultado do trabalho realizado desde o início do governo da atual administração no ano de 2017.


Busca de Notícias