NOTA OFICIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARBACENA


A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena vem tornar público e oficial, sobre novo caso suspeito de Coronavírus n-COV 2019, identificado no dia 09-03-2020. O paciente encaixa no perfil de suspeito por apresentar sinais e sintomas respiratórios e ter retornado a poucos dias de uma viagem ao exterior.

Logo após ser informada, a Vigilância Epidemiológica iniciou todo o fluxo de contenção da doença, realizando a coleta do material biológico e enviando à FUNED/BH para confirmação ou descarte do caso. O paciente se encontra em isolamento domiciliar, sob avaliação diária desta Secretaria de Saúde, com quadro estável.

Como ainda não temos nenhum caso confirmado, reforçamos a toda a população que sigam as orientações do Ministério da Saúde - MS, para que considerem os sinais e sintomas (febre e/ou dificuldade de respirar, tosse, dor de garganta, entre outros) como suspeitos, somente com histórico de viagem nos últimos 14 (quatorze dias) ao exterior ou contato com casos confirmados/suspeitos de Cov-2019. Salientamos que se trata de doença respiratória, com sinais e sintomas comuns a todas às Síndromes Gripais.

Cumpre-nos ainda dar ciência que toda a nossa rede hospitalar e Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber e acolher qualquer caso suspeito e a conjuntura do Município encontra-se totalmente sob controle. Porém, pela situação preocupante que estamos vivendo não só no Brasil, mas também em todo mundo, recomendamos cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal; Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; Evitar deslocamentos/viagens de pessoas sintomáticas; Evitar aglomerações.

Esclarecemos que a Secretaria Municipal de Saúde somente se responsabiliza pelas informações prestadas oficialmente em Notas Publicadas e assinadas pelos responsáveis.

 

Barbacena, 11 de março de 2020

 

Maurício Becho Campos Júnior - Chefe de Vigilância Epidemiológica

 

Marcilene Dornelas de Araújo - Secretária Municipal de Saúde


Busca de Notícias