Prefeitura apresenta números positivos de 2019 em Audiência Pública


Com números positivos, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) realizou a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Barbacena, referente ao terceiro quadrimestre do ano de 2019, na Câmara de Vereadores. Com apoio de gráficos, contendo relatórios referentes a receitas, despesas, dívidas, repasses, aplicações e comparações de metas, o secretário de Fazenda José Francisco Milagres Primo detalhou os números financeiros do ano de 2019 em conformidade com as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A gente registra com alegria esses resultados alcançados em 2019, perseguidos há muitos anos. O prefeito Luis Álvaro sempre trabalhou com a intenção de racionalizar as despesas, para que o Município gaste onde realmente precisa gastar e com isto ele possa seguir alcançando a sua recuperação financeira. É o que aconteceu hoje, pois registra-se no ano de 2019 o menor gasto com pessoal, desde 2012. O Município gastava cerca de 50,8% com pessoal e este ano foi 42,5%. É a racionalização do gasto, é a busca de aplicação dos recursos onde o Município realmente precisa aplicar. Essa racionalização permite o resultado positivo”, explicou o secretário.

O Município efetuou em 2019 o pagamento de 14 folhas de servidores da Prefeitura e dos aposentados e pensionistas do Simpas, compreendendo as 12 do exercício, a de 13º de 2019 e a folha de 13º de 2015; antecipou os pagamentos da folha de dezembro e do 13º de 2019 e manteve rigorosamente todos os pagamentos de servidores até o 5º dia útil de cada mês.

O Município cumpriu com folga as aplicações devidas em Educação e Saúde. Os excedentes foram de R$ 3.017.063,71 (três milhões, dezessete mil, sessenta e três reais e setenta e um centavos) na Manutenção de Desenvolvimento da Educação e de R$ 2.573.958,78 (dois milhões, quinhentos e setenta e três mil, novecentos e cinquenta e oito reais e setenta e oito centavos) em Ações e Serviços Públicos de Saúde.

A prefeitura pagou em 2019 todos os fornecimentos de bens, serviços, dívidas e contratos de parcelamento com a Fazenda Nacional (INSS e PASEP) e, o mais importante, os relatórios demonstraram de forma inédita, a eficiência financeira do Município para o pagamento de todas as obrigações do exercício.

A conduta do Prefeito Luis Álvaro na busca por ter uma prefeitura com suas contas saneadas também foi destacada pelo Secretário de Fazenda: “esse resultado positivo foi alcançado pela determinação do Prefeito Luís Álvaro, que permitiu a realização do planejamento financeiro sem interferências e deu total e irrestrito apoio para que se fizesse acontecer a economia e assim, os resultados fossem auspiciosos e  houvesse o equacionamento entre receita e despesa”.


Busca de Notícias