Semas realiza reunião para apresentar nova estrutura enquanto secretaria


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na tarde da última sexta-feira (13), no auditório da AGIR, uma reunião com cerca de 80 servidores da pasta para apresentar a nova estrutura e atribuições do setor que, em novembro do ano passado, passou de subpasta integrada à Secretaria de Saúde a uma secretaria independente.

Instituída a partir da Lei Municipal n.º 5.002, de 28 de novembro de 2019, a Secretaria Municipal de Assistência Social passou a ter sob sua responsabilidade atividades importantes da gestão socioassistencial do Município, como a formulação e implementação de estratégias para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), a gestão e controle financeiro dos recursos orçamentários previstos para a diretriz e a articulação com os conselhos municipais vinculados à Secretaria para implementação de políticas públicas.

“Essa separação deu autonomia de trabalho à assistência social e a cada um dos servidores que aqui estão. Mas deu, acima de tudo, autonomia para que nós pudéssemos executar as políticas públicas de assistência social do município de Barbacena. Esse é o nosso grande objetivo.”, destacou o secretário de Assistência Social, Tadeu José Gomes, quanto a importância da desvinculação do setor da pasta da Saúde.

O secretário destacou, ainda, que este avanço só foi possível graças à sensibilidade do Prefeito Luis Álvaro de lutar pela implementação da Secretaria e que, hoje, todos os servidores podem ter a certeza de contar com o apoio do Executivo e o acolhimento da população para prestar um serviço de qualidade.


Busca de Notícias