Barbacena contabiliza sete casos suspeitos de coronavírus


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), esclarece à população que o Município conta até o momento sete casos suspeitos de coronavírus. Destes, um registrado em fevereiro já foi descartado e os outros seis aguardam resultado de exames. Os casos sob investigação são todos do mês de março, sendo um do dia 9, três do dia 14, um do dia 15 e outro desta segunda-feira, dia 16.

Diante do problema do coronavírus, que vem causando preocupação a autoridades em várias partes do Mundo, a Prefeitura de Barbacena, através do Decreto nº 8.616, de 13 de março de 2020, declarou Situação de Emergência, em Saúde Pública no Município, para o enfrentamento à doença.

O Decreto Municipal é baseado na decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que declarou, em 11 de março de 2020, pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Considerando ainda que o Município de Barbacena tem Gestão Plena nos serviços de saúde, sendo referência assistencial para o Polo da Região Macro Centro Sul de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde está de prontidão para todas as providências a qualquer agravo ou eventual epidemia, inclusive com a criação de um Comitê de Enfrentamento, através da Resolução 001/SESAP/2020, com todos os atores responsáveis da Rede Assistencial à Saúde de Barbacena.


Busca de Notícias