Campanha de Vacinação contra Meningite começa na próxima segunda-feira


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), informa à população que, em continuidade às estratégias de vacinação contra as Doenças Meningocócicas, a Vacina meningocócica ACWY (conjugada) estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Barbacena, a partir do dia 23 de março de 2020, para adolescentes de 11 e 12 anos.

A vacina será aplicada independentemente de o paciente ter recebido anteriormente a vacina MenC (conjugada) ou dose de reforço, sendo contraindicada àqueles que possuem hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes, como o toxóide diftérico. Com isso, o objetivo é alcançar, no mínimo, 80% do público alvo, de 11 e 12 anos, já que este possui o estado de portador da doença.

Durante a Campanha, todas as Unidades de Saúde permanecerão abertas para a vacinação também durante o horário de almoço. Na oportunidade, será avaliada a situação dos pacientes para todas as vacinas, com o objetivo de completar ou atualizar a caderneta de vacinação da população conforme o Calendário Básico de Vacinação e minimizar o risco de transmissão de enfermidades imunoprevisíveis.

Uma das principais formas de prevenção contra a doença, a vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde e faz parte de uma Etapa de Campanhas que inclui também a vacinação contra a Gripe e o Sarampo. 


Busca de Notícias