Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Barbacena


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), informa que, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI),  a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe) será antecipada, ocorrendo no período de 23 de março a 22 de maio de 2020 em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, sendo o dia 9 de maio, um sábado, o 'Dia D' da mobilização nacional, quando as Unidades estarão abertas de 8 às 17h para a Vacinação.

A Campanha tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza. Nesse ano, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a Campanha pelo momento que o Mundo passa no combate ao coronavirus, apesar desta vacina não prevenir contra o novo virus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Destaca-se que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população. 

A vacinação contra a Gripe é contra indicada para pessoas com história de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos, que nunca foram vacinadas, a vacinação é feita em duas doses com intervalo de 30 dias entre essas.

O público-alvo da campanha em Barbacena é de 42.552 pessoas em Barbacena e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de seis anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores de escolas públicas e privadas, população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas – 12 a 21 anos. E esse ano visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 a 59 anos de idade também serão vacinadas.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém devem apresentar obrigatoriamente declaração médica comprobatória da condição, no ato da vacinação.

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Neste ano, esta Campanha será antecipada e realizada por etapas e grupos prioritários. 1ª fase: Idosos (60 anos e mais) e Trabalhadores da Saúde 23/03; 2ª fase: Professores das Escolas Públicas e privadas, Portadores das forças de segurança e salvamento, Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais 16/04; 3ª fase: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, Gestantes, Puérperas, Povos indígenas, Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, População privada de liberdade, Funcionários do sistema prisional, Adultos de 55 a 59 anos de idade 09/05.

Com relação a Vacinação contra a Gripe na Zona Rural de Barbacena, a Secretaria de Saúde preparou um cronograma especial.


Busca de Notícias