Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será antecipada


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), informa à população que, neste ano, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo será antecipada para o período de 23 de março a 22 de maio de 2020, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, para adultos entre 20 e 49 anos de idade.

A continuidade às fases de vacinação contra a doença é uma iniciativa da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e visa combater o vírus, que voltou a circular no Brasil em fevereiro de 2018 e, até março deste ano, já registrou diversos casos em território brasileiro.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível através de secreções respiratórias e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. Por isso, a Secretaria de Saúde de Barbacena ressalta a importância de que todos os adultos na faixa etária alvo compareçam a UBS mais próxima para receber uma dose da vacina contra a doença.

Sendo a única forma de prevenção contra o Sarampo, a vacina faz parte de uma Etapa de Campanhas que inclui também a vacinação contra a Gripe e a Meningite, e será aplicada junto a uma avaliação da situação vacinal do paciente, com o intuito de completar ou atualizar a caderneta de vacinação da população, conforme o Calendário Básico de Vacinação, e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.


Busca de Notícias