Barbacena publica nota técnica no enfrentamento ao Covid-19


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), vem realizando trabalho de enfrentamento ao Coronavírus. No último Boletim Epidemiológico, o Município conta com 72 casos suspeitos, sendo que dois já foram descartados e outros 70 aguardam resultado de exame. Na noite de domingo (22), foi publicada a Nota Técnica 01/2020, com orientações sobre caso suspeito, notificações e isolamento domiciliar no município de Barbacena em relação ao Covid-19. Na Sesap, funcionários passaram o final de semana realizando plantão presencial, monitorando a situação e, através dos telefones, orientando as pessoas que entraram em contato. 

O município de Barbacena foi considerado, em 19 de março de 2020, local com transmissão comunitária para Covid-19, assim como todo território Nacional. 'Nesse cenário, foi necessário readequar as medidas que já estavam em vigor, de forma a fortalecer a capacidade da rede de assistir adequadamente os casos graves. A estratégia para identificação da circulação viral no município será realizada através da vigilância da Síndrome Gripal (SG) em unidades sentinelas e da vigilância universal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)', explicou a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas Araújo.

Com as últimas portarias publicadas pelo Ministério da Saúde, mudou o perfil epidemiológico das notificações. Atualmente, todas as síndromes gripais precisam estar em isolamento. Em Barbacena, outra medida tomada pela Secretaria de Saúde foi deixar de plantão as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Funcionários, Vilela e Santa Efigênia. 'Teve um resultado muito positivo para a população. Nós estamos nos organizando para que possamos, pelo menos, abrir mais uma unidade no fim de semana, para que possamos minimizar o número de pessoas buscando atendimento nas portas hospitalares', destacou a secretária de Saúde. 

A Nota Técnica 01/2020, além de orientações de enfrentamento ao Covid, traz também os telefones de contato criados especialmente para atender e tirar as dúvidas da população, através do plantão presencial, que são (32) 98867-3320, (32) 98863-3141 e o fixo (32) 3339-2189.

A demora na divulgação dos exames que aguardam resultado também foram explicadas pela secretária municipal de Saúde: 'É notório o número de crescimento a cada fechamento de boletins locais. Quando observamos o Boletim Oficial do Estado, ele tem um número exorbitante de pacientes aguardando, ou seja, eles estão notificados ainda aguardando para que o exame seja realizado. Todos os dias, no município de Barbacena, fazemos as devidas coletas, enviamos a Funed em Belo Horizonte. Estamos trabalhando para que possamos dar à população de Barbacena o resultado mais rápido possível dos casos negativados e se positivados, porém, mesmo buscando laboratórios particulares nós não temos respostas positivas desde a última semana. Os laboratórios já não têm mais insumos para realização desses exames'. 


Busca de Notícias