Barbacena esclarece números sobre leitos de UTI no Município


A Prefeitura de Barbacena esclarece, com relação à notícia divulgada pela Rádio Itatiaia, nesta terça-feira, dia 21, que há divergências entre os números apresentados pelo Jornal da Itatiaia e o release fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde à Rádio de Belo Horizonte, sobre a Covid-19 no Município.
A Secretaria Municipal de Saúde forneceu o release à Rádio Itatiaia mostrando o cenário dos hospitais de Barbacena, com relação aos leitos de UTI, com os números de antes e depois da pandemia do novo coronavírus.
O release mostra que Barbacena, antes da pandemia, tinha 45 leitos disponíveis ao SUS, com taxa de ocupação de 100%. Com um histórico de 13 a 16 pacientes na sala vermelha esperando para serem atendidos em leitos de terapia intensiva.
Com a chegada do novo coranavírus, a Prefeitura de Barbacena viabilizou um recurso de mais de R$ 2 milhões, destinados para os novos leitos para a covid-19. 
Foram criados 25 novos leitos, 20 já estão sendo utilizados, sendo 10 na Santa Casa e 10 no Hospital Policlínica Imaip. Na Santa Casa, referência microrregional, dois leitos estão sendo ocupados por pacientes com referência na Covid-19. No Imaip, 60% já estão ocupados por pacientes confirmados e suspeitos Covid-19.
Barbacena é polo macrorregional em saúde, referência para 800 mil pessoas. Na pandemia do novo coronavírus, ficou estruturado para Barbacena ser referência na microrregião de saúde, que é composta por 15 municípios, com abrangência populacional de 250 mil pessoas.


Busca de Notícias