Barbacena recebe pesquisa do Ibope com testes rápidos para Covid-19


A Prefeitura de Barbacena, através da Diretoria de Vigilância e Ações em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), recebeu na noite desta sexta-feira, dia 15, ofício da Superintendência Regional de Saúde, sobre a realização da pesquisa Ibope, intitulada “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, no Município. A pesquisa está em sua primeira fase e acontecendo em 133 municípios brasileiros, sob a orientação da Universidade Federal de Pelotas.

A pesquisa teve início em Barbacena na quinta-feira, dia 14. Porém, como a Secretaria Municipal de Saúde não havia sido comunicada sobre o trabalho, a Diretoria de Vigilância e Ações em Saúde interrompeu o serviço e solicitou a Superintendência Regional de Saúde um parecer sobre a pesquisa Ibope.

No ofício encaminhado a Sesap, a Superintendência Regional de Saúde informa que “a Universidade Federal de Pelotas que nos contactou hoje (15/05/2020) por telefone e email para nos informar sobre a supracitada pesquisa”.

De acordo com o ofício, o projeto de pesquisa foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e, ainda, que os profissionais contratados para realizar a coleta de dados foram treinados para tal e estão sob a supervisão da Universidade Federal de Pelotas.

O documento esclarece também que “os dados coletados não serão analisados pela equipe de campo, uma vez que estes são apenas responsáveis pelo envio imediato das informações à Universidade Federal de Pelotas para interpretação e avaliação da equipe de epidemiologia. Os dados serão enviados ao Ministério da Saúde e, posteriormente, repassados aos Estados e Municípios”.


Busca de Notícias