Barbacena realiza campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


A Prefeitura Barbacena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), apresentou nesta segunda-feira, dia 18, o planejamento da Campanha Municipal alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

A Campanha Municipal será realizada de 18 de maio a 12 de junho, com o tema “Enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes em tempos de isolamento social”. Ações serão desenvolvidas adotando como principal plataforma de comunicação e divulgação as redes sociais e canais de comunicação online.

Ações com os setores e da Assistência Social e da Educação estão previstas e em fase de planejamento. Com objetivo de engajar as crianças, adolescentes e suas famílias na campanha, está sendo preparado também o concurso “Enfrentando a violência sexual contra crianças e adolescentes”.

A Assistência Social está preparando dois encontros online, através de lives, que mobilizarão profissionais da área, sociedade e diversos atores empenhados na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Município. A campanha já ganhou a rádio e entrevistas serão concedidas na rede de televisão, sempre com foco na divulgação de informações, sensibilização da sociedade e defesa de nossa infância e juventude.

O dia 18 de maio foi escolhido Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pois neste dia, em 1973, na cidade de Vitória (ES), aconteceu um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Uma menina, de apenas 8 anos de idade, foi raptada, estuprada e morta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A data de 18 de maio foi oficializada há 20 anos e chama a atenção em 2020 para a perspectiva de crescimento dos casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil que ocorrem dentro de casa, durante as medidas de contenção à pandemia do coronavírus (Covid-19).


Busca de Notícias