Barbacena comemora 168 anos da Santa Casa de Misericórdia


Sempre que a história de Barbacena entra em pauta, junto a ela vem também a história de sua Santa Casa de Misericórdia. E, neste 20 julho, a instituição de saúde, que é referência em toda região, completa 168 anos. A data é de comemoração, mas também de agradecimento à Santa Casa, pelos serviços prestados aos barbacenenses e moradores de cidades vizinhas.

A Prefeitura de Barbacena, neste momento de parabenizar a instituição de saúde pelos seus 168 anos, aproveita também para lembrar que em vários momentos pode fazer parte desta história, tendo sido parceira em vários projetos ao lado da Santa de Casa de Misericórdia.

O prefeito de Barbacena, Luís Álvaro, aproveitou a data para também agradecer a instituição de saúde pelo serviço prestado: “Desejo parabéns à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena pelos seus 168 anos de tradição, cuidado e zelo por toda a população barbacenense e região. Hospital referência no tratamento de inúmeras doenças e enfermidades para uma população de quase 800mil pessoas, atendendo toda a macrorregião. Meus parabéns e profunda gratidão a todos os profissionais e pessoas que fazem parte dessa história, que é também a nossa história”.

Referência em Barbacena, a Santa Casa de Misericórdia presta assistência a Macrorregião Centro Sul, que responde por 51 municípios. Seu serviço é voltado 90% para o Sistema Único de Saúde (SUS), prestando também atendimento particular e por meio de convênios. A instituição é referência materno-infantil (obstetrícia), contabilizando, por exemplo, no ano de 2019, o nascimento de 2.475 bebês.

A Irmandade Santo Antônio está à frente da Santa Casa, que tem como provedora Cleyde Maria Rocha Marks e como provedor emérito Bonifácio José Tamm de Andrada. A direção geral do hospital está a cargo de Flávio Maluf Caldas.

“São 168 anos de história, com lutas, conquistas e derrotas, mas sempre mantendo uma linha assistencial a todas as pessoas que dela necessita. A Santa Casa é a instituição onde as mães choram, mas ao mesmo tempo sorriem ao sair com o filho nos braços. Talvez seja por esta casa santa que hoje estou neste maior desafio da minha vida (secretária municipal de Saúde). Agradeço muito a Deus por ter me dado esta oportunidade de fazer parte desta história, fui uma profissional desta história. Parabéns Santa Casa, profissionais, lutadores e idealizadores”, disse a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas de Araújo.


Busca de Notícias