O pouso da esperança: Chegam as primeiras vacinas da COVID-19 em Barbacena


Depois de oito meses desde o primeiro caso de COVID-19 confirmado em Barbacena, o munícipio recebeu hoje (19/01) as primeiras doses da vacina contra a doença. Foi por volta de 13h37 que a aeronave da Polícia Militar, que trazia os primeiros imunizantes, pousava em solo barbacenense, no aeroporto Major-brigadeiro Doorgal Borges.  

Chegaram inicialmente 13.840 doses de imunizantes, em seis caixas, para serem distribuídas nos munícipios da microrregião de Barbacena. As vacinas equivalem as duas doses indicadas para a melhor eficácia do produto. 

Todo o processo entre o pouso, o descarregamento e a decolagem, durou em torno de 15 minutos. Os imunizantes foram encaminhados para os locais adequados através da viatura do Corpo de Bombeiros.  

De acordo com Hérica Vieira, Superintendente Regional de Saúde, A prioridade neste primeiro momento da remessa inicial, será para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19 e idosos em instituições de longa permanência. Na medida que for chegando as vacinas os grupos vão sendo completados e ampliados.

A Superintendência avaliará agora as doses que chegaram e se não houve nenhum tipo de perda e posteriormente dará entrada nessas vacinas em um sistema de controle, para que sejam tiradas as notas ficais para os munícipios e consequentemente entrega do número exato de vacinas aos munícipios.    

Amanhã (20/01) às 10h30 a vacinação se iniciará em um ato simbólico com a primeira dose da vacina sendo aplicada em profissionais da linha de frente do combate a pandemia em Barbacena.


Busca de Notícias