Conselho de Alimentação Escolar se prepara para escolha de novos conselheiros


O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Barbacena se prepara para a eleição dos novos conselheiros. A previsão é que a eleição aconteça em março, através de três assembleias e cabe ao conselho todo o processo de fiscalização em torno das questões relacionadas a merenda escolar no âmbito do munícipio.   

O grupo se reúne todas as segundas quartas-feiras do mês, na Casa da Cultura, às 14h e tem autonomia em relação a própria Secretaria Municipal de Educação (SEDEC). A reunião pode ser acompanhada pela população.

O conselho é composto por um representante indicado pelo Poder Executivo do respectivo ente federado; dois representantes dentre as entidades de trabalhadores da educação e de alunos, indicados pelos respectivos órgãos de representação, escolhidos por meio de assembleia específica para tal fim, registrada em ata; dois representantes de pais de alunos matriculados na rede de ensino a qual pertença a EEx, indicados pelos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres ou entidades similares, escolhidos por meio de assembleia específica para tal fim, registrada em ata; e dois representantes indicados por entidades civis organizadas, escolhidos em assembleia específica para tal fim, registrada em ata.

Cada membro titular do CAE terá um suplente do mesmo segmento representado, com exceção dos membros titulares O edital será publicado em breve pela SEDEC com a marcação das datas das assembleias.  Informações podem ser obtidas pelo e-mail do Conselho: caebarbacenamg@gmail.com

Porque ser um conselheiro

Fazer parte desse espaço é ter a possibilidade de participar da efetivação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um dos programas mais importantes do país. O PNAE, abrange de forma universal todo o alunado da rede básica pública. Ser um conselheiro é contribuir para a concretização da alimentação escolar de qualidade, zelando pelo direito dos alunos, é saber quais decisões o gestor toma e tomará para garantir esse direito, saber sobre suas decisões e quais os caminhos que o fizeram decidir por elas. Não menos importante que isso, é poder 


Busca de Notícias