Secretarias pontuam trabalho realizado em distritos atingidos pelas chuvas


 

Três semanas após as chuvas que atingiram fortemente alguns distritos de Barbacena no último dia 12/01, e que causou grandes impactos na área, a Prefeitura Municipal de Barbacena continua suas ações e trabalhos.

Depois de 28 dias, já é possível pontuar os esforços empenhados para amenizar os estragos. Na área da infraestrutura foram inicialmente mobilizadas equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semop) e do Serviço de Água e Saneamento (SAS) que realizaram diversos trabalhos como desobstrução e limpeza de vias, limpeza de córregos e rios, reparos de diversas pontes, desentupimento de bueiros, capina e pintura das praças, retirada de móveis danificados pela inundação e podas de árvores que ofereciam risco de queda. 

Também foram utilizados caminhões de água do SAS para limpeza de algumas ruas e imóveis. Uma das ações imediatas foi a desobstrução das vias por onde os produtores rurais tinham necessidade de circular, para que não houvesse desabastecimento.

Assistência

A ação do trabalho social também foi fundamental. Quando houve o desastre, imediatamente a Secretaria de Assistência Social de Barbacena (Semas) acionou a equipe do CREAS que faz as tratativas referentes as situações emergenciais.

Após o relatório inicial, foi identificado a situação emergencial em que se encontravam as pessoas. Além dos danos materiais, a equipe do Semas identificou uma demanda psicológica, já que as pessoas estavam muito abaladas com o evento.

Diante de tal situação e no intuito de que haja um trabalho mais eficiente, foi criado um comitê interdisciplinar para o atendimento dos moradores daquela região para sanar problemas materiais e psicológicos daquela população, o qual se inicia na próxima semana.

Por intermédio do comitê, o Semas irá ainda pontuar todas as dificuldades apontadas pelos afetados pela situação calamitosa e, a partir de então, retirá-los de uma eventual situação de vulnerabilidade, se ainda existente.


Busca de Notícias