Vigilância Sanitária faz balanço do primeiro trimestre de 2021


A Vigilância Sanitária de Barbacena (VISA) recebeu 826 denúncias somente no primeiro trimestre de 2021. Os dados compõem um balanço feito da atuação do órgão nesse início de ano, que mostra que foram recebidas 144 denúncias em janeiro, 273 em fevereiro e 409 março.

A Vigilância durante esse período, realizou 33 notificações em janeiro, 36 em fevereiro e 97 em março, um total de 166 notificações.

Em um contexto pandêmico e com a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento, houve aumento considerável da demanda atendida pela Vigilância. Foram aplicadas pela VISA, 50 multas de máscara em estabelecimento regulados, além de duas interdições desse tipo de espaço.

A Vigilância também criou um canal direto para a população de denúncias anônimas, para coibir aglomerações e desrespeito as medidas sanitárias impostas na pandemia, o Disque-Covid. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone: (32) 98867-4435, exclusivamente via mensagem de WhatsApp, e também através de ligações no novo número disponibilizado para essa finalidade: (32) 3339-2186.

Porém a atuação do órgão além da Covid-19 se manteve, com medidas que vão além da punitiva, mas também de trabalhos educativos. Foram realizadas cinco ações desse tipo, através de meios de comunicação.

Foram feitos também, nos primeiros três meses do ano, 34 cadastros de estabelecimentos, duas inspeções em hospitais e 96 inspeções de estabelecimentos sujeito a Vigilância.

O balanço apresentou ainda outras ações realizados entre janeiro à março, como 87 licenciamentos e nove inspeções em serviço de alimentação.

 


Busca de Notícias