Guardas Municipais tomam posse em Barbacena


Tomaram posse na manhã desta quarta-feira (30/06) os novos profissionais que vão atuar na Guarda Civil Municipal (GCM) de Barbacena. Esses profissionais foram aprovados após realizarem concurso público referente ao Edital nº 002/2015, homologado em 06 de junho de 2016.  “O concurso iniciou em 2015 e só hoje, em 2021, eles foram chamados. Então eles vão passar por um curso de três meses, que vai ser uma coisa pioneira em Barbacena, nós é que vamos ministrar esse curso, juntamente com o apoio da Polícia Mitar, Sistema Prisional, Corpo de Bombeiros e Epcar, mas todo ministrado pela GCM”, pontuou o comandante da Guarda Municipal, Luiz Claudio Domith.

Domith completou ainda ao lembrar que é de suma importância os novos profissionais para auxiliarem no policiamento da cidade, com ações no trânsito e dando apoio a Vigilância Sanitária e outros órgãos.

Foram empossados os seguintes GCMs: Eliane Alves Viana, Cosme Simião Nascimento Salgado, Raphael Márcio de Melo, André Felipe da Silva, Felipe Jefferson Ferreira, Manoel Pedro Geraldo dos Santos, Toni Vieira Loschi, Gustavo Anderson de Melo Dulce.

Um dos empossados, André Felipe da Silva, ressaltou a emoção em compor o quadro da Guarda Civil Municipal. “A ansiedade foi imensa, nós ficamos cinco anos aguardando esse momento chegar e foi um momento de muita luta, muita cobrança, muitas promessas e graças a Deus nós fomos contemplados com esse momento”, pontuou.

O novo Guarda Civil Municipal também explicou o processo em que os nomeados tiveram que passar para se preparem. “Depois que saiu a nossa nomeação, o RH entrou em contato conosco para que fizéssemos os exames médicos e entregasse a documentação e agora vamos iniciar o curso de formação para aí sim começarmos a atuar em prol do município”, destacou.

O vice-prefeito de Barbacena, Aloísio Dias, também esteve na posse e destacou a importância de novos profissionais na GCM durante o período da pandemia. “Os novos profissionais nomeados serão de extrema importância para auxiliar a segurança pública no município, principalmente na pandemia que vem demandando bastante do efetivo. Ficamos felizes com essas nomeações já que estava em nossa plataforma de governo”, afirmou Aloísio.

O Secretário de Gabinete, Gustavo Ferreira, também comemorou as nomeações. “Vai somar muito a administração pública, tanto no enfrentamento a pandemia quanto as atribuições que são inerentes a guarda municipal. Então é um reforço que a gente ganha. Esses guardas novos aprovados no certame de 2015 vão trazer essa oxigenação para a Guarda Municipal dentro do município”, enfatizou.  

O Guarda Municipal há mais de duas décadas e atualmente vereador de Barbacena, Donizete Medeiros pontuou que a felicidade da nomeação também é de toda a tropa. “Muito importante esse momento para a Guarda Municipal, eu estou aqui há 25 anos e raras as vezes, agora é a terceira turma da GCM, durante este tempo que tivemos o prazer de toda turma que entrou dar uma oxigenação ao agrupamento”, finalizou.


Busca de Notícias