ATIVIDADE: Reuniões com servidores do SAS

COORDENADOR DA AÇÃO: Andreia Firmo

RELATOR: Andreia Firmo

LOCAL DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE: Pátio externo do SAS

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 124

DATA DA ATIVIDADE: 12/12/19

PÚBLICO-ALVO: Servidores do SAS

PARCEIROS: SAS – Serviço de Água e Saneamento

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO:

- Apresentar PAC 2/Divulgação;

- Articular parceria com servidores do SAS

INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

- Câmera;

- Anotações;

- Roteiro de avaliação da atividade;

- Banners.

RELATO:

- Foram realizadas três reuniões com servidores do SAS, sendo uma às 7:15h, a segunda às 12:15h e a terceira com os Leituristas, às 13h, que será relatada em separado. O conteúdo das reuniões foi o mesmo, sendo que não foi possível fazer projeção do Power Point, em função da necessidade de adequação aos locais proposto para realização das atividades – pátio externo do SAS. A equipe de condução dos trabalhos se adequou ao contexto. A propósito do local: O pátio foi o lugar indicado pela Direção e outros servidores do SAS, por comportar maior número de pessoas. Entretanto, registre-se que, com a instabilidade do tempo (chuvas), na reunião das 12h foi necessário conduzir os servidores para a copa, local utilizado para refeições e lanches, garantindo a segurança e abrigo a todos, o que provocou maior aproximação entre os presentes e também a possibilidade para assentos.

- Tanto no período da reunião da manhã quanto no período da tarde, a reunião foi aberta pelo Diretor de Contratos e Convênios do SAS, Cristiano Ferreira, que convidou a todos para atentarem para a importância da participação dos servidores e o papel dos mesmos como multiplicadores na divulgação das informações sobre o PAC II. Ressaltou o principal objetivo desta reunião: Divulgar a retomada do PAC em Barbacena e manter os servidores informados e em condições de informar à população.

Em seguida, passou a palavra para a Assistente Social Andreia Firmo, que conduziu a reunião, informando sobre: - Identificação do projeto; Marco Regulatório; Intervenção Física (Localização das ETE’s; bairros; visão geral das localidades; sinalização de onde serão situados os interceptores principal e secundário e layout das ETE’s, tanto no Galego, quanto no Retiro das Rosas); Objetivos; Eixos e Macroações; Ações previstas para Dezembro e Janeiro; Papel dos servidores; Contato.

O momento de apresentação das intervenções físicas foi conduzido pelo Engenheiro Daniel Salgarelo – SAS, que falou sobre a localização das obras, tanto os interceptores, quanto a construção das ETE’s e permaneceu disponível para dialogar com os presentes, respondendo a perguntas e tirando dúvidas.

Ao final, mais uma vez, a coordenadora abriu espaço para perguntas e para sugestões, solicitando que todos assinassem a lista de presenças e contribuíssem com o preenchimento do roteiro de avaliação desta atividade. O grupo de servidores presente no período da tarde fez mais questionamentos relacionados à possibilidade de aumento de valores a serem pagos pelos cidadãos (pois as contas incluirão o tratamento de esgoto) e também quanto ao retorno maior para o SAS – arrecadação, entre outras questões. Em todos os momentos, os presentes ressaltaram a importância desses espaços de diálogo e de mais esclarecimentos, facilitando o atendimento ao público e também a multiplicação das informações.

 

Dos 131 presentes, 67 devolveram as avaliações, com as seguintes informações:

- Quanto à avaliação da atividade, a maioria, 24 pessoas, respondeu que foi ótima. Os demais ficaram distribuídos entre bom, com 22 avaliações e excelente, com 15 avaliações, além de regular com 06 avaliações e 01 não respondido.

- No quesito “o que deve ser melhorado”, a divulgação foi o ponto mais observado, contendo 21 avaliações, seguido de conteúdo informativo, com 20 avaliações. O restante, se dividiu entre local (13), material usado (10), não responderam (10), conteúdo pedagógico (07) e dinâmica (03).

- No que diz respeito ao atendimento das expectativas, a maioria, 63 pessoas avaliou que tiveram suas expectativas atendidas. Quanto aos demais, 03 responderam que não e 02 não responderam.

 

De um total de 250 servidores do SAS (que ficam na sede), 36 estão afastados, sendo 20 em férias regulamentares, 07 em licença prêmio, 05 em atestado médico, 03 em outros tipos de licenças, 01 afastado pelo INSS - doença. Assinaram as listas de presenças 143 servidores, correspondendo a 70,09% do total de servidores na ativa. Após a reunião, conforme registrado em fotografias, todos os setores do SAS receberam material informativo, o qual também foi disponibilizado na sala de espera para o público em geral.


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