NOME DO PROGRAMA: Serviços Urbanos de Água e Esgoto

NÚMERO DO CONTRATO: 0.350.901-98/2011

EIXO TEMÁTICO: Mobilização e Fortalecimento Social

MACROAÇÃO: Avaliação e Monitoramento

ATIVIDADE: Reunião de avaliação e monitoramento com famílias do entorno de obra

COORDENADOR DA AÇÃO: Andreia Firmo

RELATOR: Andreia Firmo

LOCAL DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE: Creche Felipe Sad -R. Cel. Jairo Pereira da Silva, 601 – Santa Cecília

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 08

DATA DA ATIVIDADE: 22-01-2020

PÚBLICO-ALVO: Moradores do entorno de obra – Região ETE Retiro das Rosas

PARCEIROS: SAS; ARCOM-SC; Creche Felipe Sad; UBS Santa Cecília; Igreja bairro Santa Cecília

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO: Apresentação do PAC – trabalho socioambiental e intervenção física – com avaliação e monitoramento pelos moradores

INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

- Câmera Fotográfica;

- Lista de presenças;

- Formulário para avaliação da reunião e da obra;

- Power Point com conteúdo sobre o PAC 2

RELATO:

- A reunião foi aberta pela representante do PAC 2, Andreia Firmo, que convidou os presentes a avaliarem a possibilidade de remarcação da atividade, em função da baixa adesão dos moradores (público-alvo), que também informou sobre os instrumentos e dinâmica utilizados para mobilização (leitura de aviso na missa de sábado, 18/01; cartaz A4 na UBS e em outros 10 pontos; Convites individuais com Agentes Comunitários de Saúde; Convites distribuídos pelo representante da ARCOM), solicitando sugestões de locais e estratégias mais eficazes para mobilização dos moradores.

- O grupo decidiu marcar outra reunião para 28/01/2020, convidando para outro local – Igreja Quadrangular no bairro Eucisa. O morador Fabiano, representante da Igreja ,se responsabilizou pela mobilização, ficando a representante do PAC com a incumbência de fornecer convites por escrito e cartazes A4 para afixação em alguns pontos considerados estratégicos.

- Antes de finalizar o encontro, a representante do PAC fez apresentação breve do material que será apresentado no dia 28/01 e o grupo iniciou avaliações sobre a obra, além de relatos sobre dificuldades que os moradores (Santa Cecília) enfrentam quanto à falta de água e poluição de minas no entorno. O morador Giovanni apresentou sugestões de projetos possíveis para despoluição das minas e cursos d’água, ficando o representante do SAS encarregado de levar ao à autarquia as propostas, após aprofundamento futuro sobre o tema com o representante da comunidade. Neste momento, algumas dúvidas dos presentes quanto a recursos financeiros vindos para o município, foram dialogadas com os representantes da Prefeitura e do PAC, Assistente Social e Engenheiro, ficando o compromisso de retorno dos temas no encontro de 28/01 para um grupo maior de moradores.

- O representante do SAS , Cristiano Ferreira, informou sobre projeto de um novo reservatório para atendimento à região do bairro Santa Cecília, garantindo que o mesmo poderá suprir as necessidades das comunidades do entorno.

- A reunião foi encerrada e o instrumento de avaliação não foi usado, ficando para uso no dia 28/01.


Busca de Notícias