NOME DO PROGRAMA: Serviços Urbanos de Água e Esgoto

NÚMERO DO CONTRATO: 0.350.901-98/2011

EIXO TEMÁTICO: Mobilização e Fortalecimento Social

MACROAÇÃO: Avaliação e Monitoramento

ATIVIDADE: Reunião de avaliação e monitoramento com famílias do entorno de obra

COORDENADOR DA AÇÃO: Andreia Firmo

RELATOR: Andreia Firmo

LOCAL DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE: Igreja Quadrangular – R. Damasco, 91 - Eucisa

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 16

DATA DA ATIVIDADE: 28-01-2020

PÚBLICO-ALVO: Moradores do entorno de obra – Região ETE Retiro das Rosas

PARCEIROS: SAS; ARCOM-SC; Igreja Quadrangular; UBS Santa Cecília

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO: Apresentação do PAC , com avaliação pelos moradores

INSTRUMENTOS UTILIZADOS: - Câmera Fotográfica;- Lista de presenças;- Formulário para avaliação da reunião e da obra;- Power Point com conteúdo sobre o PAC 2; material informativo sobre ETE’s e temas relacionados ao saneamento básico.

RELATO:

- A reunião foi conduzida pela Assistente Social RT do PAC - com a participação do Engenheiro RT pelas obras. Os presentes foram convidados a acompanharem a apresentação do conteúdo, com liberdade para fazerem perguntas e observações ao longo da mesma ou ao final. Todos receberam material gráfico sobre diversos temas relacionados ao saneamento básico e sobre ETE’s e foram convidados a tecerem considerações no instrumento de avaliação proposto e distribuído a todos.

- Ao longo da apresentação foram feitas observações e apresentadas dúvidas sobre obras de esgotamento já iniciadas no bairro, mas que não se relacionam com o PAC. Neste caso, trata-se de ligações de redes de esgotos de loteamentos próximos à rede pública já existente. Diante da proposta de pensarem a construção das duas ETE’s como promoção de melhores condições ambientais e de saúde, surgiram questões relacionadas aos cuidados com as minas de águas da região e sugestões relacionadas ao tratamento dos resíduos sólidos no município, como uma forma de ampliar os cuidados com a saúde a qualidade de vida de todos.

- O Engenheiro enfatizou que, no caso do Retiro das Rosas, a obra principal será a construção da ETE, já que as obras de colocação de interceptores já estão feitas. Neste sentido, há menos transtornos nos bairros do entorno, em comparação com a obra na região do Galego.

- A apresentação seguiu o material proposto, que incluiu conteúdos sobre o contrato do PAC, marco regulatório, objetivos do trabalho social, conceitos de saneamento básico e definições sobre o que é uma ETE, além da localização das intervenções físicas em mapas que mostravam os bairros envolvidos, além dos layouts das ETE’s. Ao final, os moradores foram convidados a pensarem no seu papel como multiplicadores e corresponsáveis pela multiplicação das informações com segurança, clareza e correção.

- Ao final, os 16 presentes foram convidados a preencherem o formulário de avaliação, contendo basicamente duas perguntas, relacionadas à reunião e às obras, além disso, foram informados sobre proposta de reunião com lideranças dos bairros em fevereiro.

- Nas avaliações, a reunião aparece para todos como boa e excelente. Quanto ao andamento das obras, como este foi o primeiro momento de divulgação do conteúdo, a avaliação aponta que os presentes não tinham elementos suficientes para avaliarem. Entre as sugestões de temas a serem tratados na comunidade, a questão dos resíduos sólidos aparece com mais frequência.

 - Logo após, a reunião foi encerrada.


Busca de Notícias