NOME DO PROGRAMA: Serviços Urbanos de Água e Esgoto

NÚMERO DO CONTRATO: 0.350.901-98/2011

EIXO TEMÁTICO: Mobilização e Fortalecimento Social

MACROAÇÃO: Articulação para parcerias

ATIVIDADE: Reunião com parceiros do Município, incluindo o CAO

COORDENADOR DA AÇÃO: Andreia Firmo

RELATOR: Andreia Firmo

LOCAL DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE: SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 21

DATA DA ATIVIDADE: 12/02/2020

PÚBLICO-ALVO: Parceiros do Município e CAO

PARCEIROS: SEMAS e demais instituições presentes

OBJETIVOS DA INTERVENÇÃO

- Informar sobre o PAC II

- Monitorar, conjuntamente, a execução do PAC II

INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

- Lista de presenças;

- Power Point com conteúdo do PAC II;

- Formulário de avaliação;

- Material gráfico sobre o PAC II;

- Banners sobre o PAC II.

RELATO:

- A reunião foi aberta pelo Secretário de Assistência Social em exercício, que apresentou a equipe do PAC II – Assistente Social e Engenheiro. A Assistente Social, RT do trabalho social passou a conduzir os trabalhos, apresentando o PAC e passando a palavra ao Engenheiro nos momentos relacionados às intervenções físicas.

- Além da apresentação, o grupo foi convidado a se deslocar a dois pontos de entorno das obras para aproximação/ identificação da realidade apresentada e para um primeiro momento de monitoramento das obras pelo CAO.

- Ao final da apresentação da projeção, os presentes foram convidados a fazerem avaliação da atividade do dia, relacionando com suas expectativas quanto ao tema.

- Dos 21 presentes, 17 responderam às avaliações, sendo que em relação à reunião, a maioria registra que foi ótima (09 pessoas) ou boa (05 pessoas). Para 03 pessoas a reunião foi excelente e os pontos ressaltados neste quesito foram: conteúdo é necessário e foi passado com clareza e objetividade; apresentação objetiva e bem elaborada; importante, pois mantém a transparência perante a sociedade; permitiu a participação de todos e a apresentação foi completa; fácil entendimento; proporciona transparência e proporciona envolvimento da sociedade; boa localização para a reunião; reunião proporciona conscientização para que as entidades possam dar apoio à população; “aparentemente”, muito organizado; conteúdo explicativo; foram esclarecidas as dúvidas, forneceram informações necessárias para maior transparência e dinamismo; “equipe esclarecedora”.

- Em relação aos pontos que podem ser melhorados, a maioria dos presentes não respondeu (10 pessoas). Entre os demais, 05 pessoas responderam que deve melhorar a divulgação. Para 01 pessoa é necessário melhorar a dinâmica e para 01 dos presentes, a sugestão é de melhorar o conteúdo informativo. Foram sugeridos, ainda, que sejam convidados outros setores e que o convite seja feito com mais antecedência.

- Quanto ao atendimento das expectativas, a maioria dos presentes (16 pessoas) responde que foi atendido e somente para 01 pessoa não atendeu. Pontos acrescentados como sugestão ou preocupação: espera-se que as obras, realmente, aconteçam e sejam concluídas; expectativa de que o programa pudesse ser ampliado para outros locais.

- Além das observações registradas nas avaliações, foram levantados questionamentos acerca de: Fossas Sépticas para moradores do Galego – como conseguir? Há recursos para isto? Qual é o volume de esgoto captado hoje e quanto será depois das ETEs? Qual é o tempo de vida útil das ETEs? Qual é a situação atual do Plano Diretor e do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município? Tais planos estão atualizados?

- Os técnicos presentes deram as respostas possíveis quanto aos temas, se comprometendo a complementar e aprofundar as informações no próximo encontro.

- Quanto ao convite para deslocamento aos locais de entorno de obras, o grupo declinou do convite, em função do volume e da persistência da chuva na cidade. Os presentes se dispuseram a ir aos locais no próximo mês, a convite dos coordenadores dos trabalhos.


Busca de Notícias