NOME DO PROGRAMA: Serviços Urbanos de Água e Esgoto

NÚMERO DO CONTRATO: 0.350.901-98/2011

EIXO TEMÁTICO: Educação Ambiental e Patrimonial

MACROAÇÃO: Educação Sanitária

ATIVIDADE: Educação para o plantio de árvores nativas – com plantio

COORDENADOR DA AÇÃO: Equipe PAC II

RELATOR: Andreia Firmo

LOCAL DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE: Escola Municipal Coronel José Máximo

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 31 (27 alunos e 04 Educadores)

DATA DA ATIVIDADE: 17/02/2020

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 5º ano da Escola Municipal Coronel José Máximo

PARCEIROS: Secretaria Municipal de Educação/Escola Municipal Cel. José Máximo/SAS

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO

- Informar sobre o PAC II;

- Realizar plantio de árvores nativas com orientações aos alunos.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

- Material gráfico do PAC II;

- Banners sobre o PAC II;

- Mudas de árvores nativas – Manacá da Serra;

- Enxada;

- Cavadeira.

RELATO:

- A atividade foi conduzida pelos representantes do PAC II – RT do trabalho social e representante do SAS - que iniciaram em sala de aula, conversando com os alunos, informando sobre a construção das ETEs, identificando os bairros por onde a intervenção física está acontecendo, detalhando sobre o funcionamento desses equipamentos, procedendo à localização das obras, além de acrescentarem elementos sobre saneamento básico, cuidados com o ambiente e a relação com a proposta de plantio de árvores nativas. Neste momento foram entregues Kits informativos aos alunos, contendo folhetos sobre ETEs e com orientações sobre água, esgoto, resíduos sólidos, flora, plantio de mudas além de boletim informativo sobre o PAC II.

- Os alunos foram convidados a participarem do plantio, sendo que foram sorteados dois para a demonstração aos demais, juntamente com o representante da equipe do PAC II.

- Após identificação do local para plantio, juntamente com os Educadores presentes, o grupo se dirigiu ao local de execução da atividade, na área externa da escola, sendo que todo o processo foi acompanhado de forma participativa pelos alunos, que não só visualizaram o plantio, mas acrescentaram elementos de suas realidades (experiências de plantios com os pais, além de outras vivências).


Busca de Notícias