NOME DO PROGRAMA: Serviços Urbanos de Água e Esgoto

NÚMERO DO CONTRATO: 0.350.901-98/2011

EIXO TEMÁTICO: Gestão Social da Obra

MACROAÇÃO: Suporte às Intervenções Físicas

ATIVIDADE: Visita técnica do CAO às obras

COORDENADOR DA AÇÃO: Andreia Firmo

RELATOR: Andreia Firmo

LOCAL DA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE: Entorno de obras das ETE’s Retiro das Rosas e Galego

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 02 + 02 técnicos

DATA DA ATIVIDADE: 05/03/2020

PÚBLICO-ALVO: Comitê de Acompanhamento de Obras - CAO

PARCEIROS: SEMAS e SAS

OBJETIVOS DA INTERVENÇÃO

- Acompanhar, monitorar e dar suporte às intervenções físicas

INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

- Formulário de avaliação;

- Plantas com Layout das ETE’s;

- Câmera fotográfica.

RELATO:

- O Comitê de Acompanhamento de Obras – CAO – instituído através da Portaria Municipal nº 21.412, composto por 12 instituições/empresas do Município de Barbacena, tem como uma de suas atribuições realizar visitas técnicas mensais aos locais de intervenção física das ETE’s , no âmbito do Projeto de Trabalho Social do PAC II.

- Para a visita realizada em 05/03/2020 foram convidados todos os componentes do CAO, através de convite por escrito da Secretaria Municipal de Assistência Social/Diretoria de Programas Sociais, com recibo de todas as instituições/empresas, tendo comparecido dois representantes para a atividade, que foram acompanhados pelo Engenheiro e a RT do trabalho social.

- O grupo se dirigiu, primeiramente, à região da ETE Retiro das Rosas e depois à região do Galego, onde observou as obras em andamento e dialogou com os técnicos, a respeito dos seguintes pontos:

- Cronograma de obras;

- Propriedade do terreno onde está sendo construída a ETE;

- Licenciamento ambiental para realização da obra;

- Destino dos resíduos/aterro sanitário/biogás;

- Capacidade de atendimento;

- Vida útil das ETE’s;

- Comunidades que estão sendo atendidas;

- Mobilização de moradores/multiplicadores das informações.

Durante as visitas foram ressaltados os pontos de atenção em relação à multiplicação das informações corretas para os cidadãos, o que também é papel do CAO junto aos grupos que representa.

- Em relação às obras, o grupo observou que na região do Retiro das Rosas, onde as obras restringem-se à construção da ETE (não haverá mais obras para instatalação de interceptores) o trabalho está mais adiantado e não haverá maiores “transtornos” para as comunidades. O local da obra é situado em área que não envolve moradias próximas. Quanto à ETE do Galego, ainda que a mesma se situe em área distante das moradias, as obras de colocação de interceptores ainda serão realizadas, o que deverá provocar situações temporárias de movimentações em ruas, dentro dos bairros envolvidos, em especial, no bairro Nova Cidade.


Busca de Notícias