Com a execução das obras de construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) das bacias do Retiro das Rosas e do Galego, em Barbacena, seguem também sendo realizadas as atividades que fazem parte do cronograma de ações socioambientais do projeto, de acordo com o contrato número 0350.901-98/2011. Com a coordenação da responsável técnica Andreia Firmo foram realizadas sete atividades no mês de setembro.

Reunião de capacitação e monitoramento de processos com equipe técnica foi realizada dia 9 de setembro, na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), onde também foram apresentadas as ações que compõem a reprogramação do Trabalho Técnico Social (TTS), sendo enfatizado o papel da Comunicação e da área ambiental no atual momento.

No dia 10 de setembro, foi realizada reunião, na Consultoria Geral do Município (CGM), para orientar a equipe a respeito da legislação eleitoral e de responsabilidade fiscal e impactos quanto a materiais e conteúdos relativos às obras das ETEs e TTS.

Os canteiros de obras das ETEs Retiro das Rosas e Galego foram os locais da atividade realizada em 17 de setembro, com a visita do Comitê de Acompanhamento de Obras (CAO), que fez avaliação e monitoramento dos processos do projeto, através da equipe técnica e stakeholders.

No Serviço de Água e Saneamento (SAS) a responsável técnica recebeu, no dia 22 de setembro, representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) para proposição de continuidade do trabalho articulado e multiplicação de informações sobre as obras, o trabalho socioambiental e a distribuição de materiais referentes ao mesmo. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a distribuição do material sobre Alimentação Saudável, Doenças de Veiculação Hídrica e outros, relacionados às ETEs.

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em 23 de setembro, a atividade foi de articulação para multiplicação de informações e distribuição de materiais sobre as obras e o trabalho socioambiental.

Ainda em 23 de setembro, foi realizada reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), tendo como público-alvo os munícipes, em especial, alunos, familiares e servidores da Educação. O objetivo foi planejar estratégias de continuidade do envolvimento da Secretaria de Educação nas atividades relacionadas às ETEs Galego e Retiro das Rosas. Da articulação resultou a distribuição remota de material relacionado à alimentação saudável para os alunos das 24 escolas municipais e seus familiares.

A atividade em 24 de setembro foi realizada junto à Associação Comercial de Barbacena, no Colégio Angher, com objetivo de discutir a criação de espaços físicos de divulgação do projeto das ETEs. A Associação Comercial iniciou a exposição e distribuição do material relacionado às ETEs a partir de 25 de setembro.


Busca de Notícias