Em estágio avançado de execução, a construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) das bacias do Retiro das Rosas e Galego, em Barbacena, já se encontram com mais de 75% das obras concluídas. Além da execução prática do empreendimento, o projeto contou também, neste mês de novembro, com diversas ações que envolveram a comunidade, empresas parceiras e equipe técnica, somadas ao trabalho social coordenado pela responsável técnica Fernanda Lana.

Entre as atividades promovidas para divulgação do empreendimento, destaca-se a divulgação de materiais relativos ao andamento das obras e ao trabalho socioambiental desenvolvido pela equipe responsável através da disponibilização de panfletos e cartazes informativos nas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Serviço de Água e Saneamento, bem como nos meios digitais, com compartilhamento destas informações nos canais oficiais da prefeitura e em em portais de notícia de Barbacena e região, buscando atingir o maior número possível de barbacenenses.

Ainda com o objetivo de intensificar o diálogo com a população e familiarizar a imagem do empreendimento junto à sociedade, as equipes também realizaram trabalho de apresentação da nova logomarca e identidade visual do projeto em materiais e documentos relativos ao mesmo e realizaram contatos individuais com parceiros para discutir a implantação de espaços físicos que auxiliem na divulgação deste trabalho para o público. 

Os canteiros de obras das ETEs Retiro das Rosas e Galego foram o destino das atividades práticas do dia 24 de novembro. Na data, o Comitê de Acompanhamento de Obras (CAO), formado por apoiadores parceiros do empreendimento e uma equipe técnica, esteve no local para realizar a avaliação e monitoramento da execução do projeto. A equipe técnica do comitê passa, mensalmente, por uma reunião de capacitação, neste mês ocorrida no dia 04 de novembro, para realizar a avaliação, mas a população também pode acompanhar a evolução das obras no site oficial da Prefeitura, onde há uma aba específica para divulgação de fotos que prestam este esclarecimento aos barbacenenses.

Durante todo o mês de novembro, os temas “Educação Patrimonial” e “Saneamento Básico” também foram integrados às atividades relativas ao projeto. Através da distribuição de material informativo sobre o patrimônio material e imaterial do Município e sua relação com o saneamento básico, os assuntos foram trabalhado com os alunos da Rede Municipal de Ensino, através das atividades remotas coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, e também com a sociedade em geral, com a disponibilização de informações sobre os assuntos em portais de notícia na Internet, transportes coletivos, pontos de ônibus e Secretarias Municipais. A ação teve o intuito de conscientizar a população sobre a importância de  contribuir para o saneamento da cidade e preservar os bens imateriais para o desenvolvimento das gerações futuras.


Busca de Notícias