Com mais de 75% das obras concluídas, a construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) das bacias Retiro das Rosas e Galego, em Barbacena, já se encontram em estado avançado de execução. Entre obras para construção da estrutura física das ETEs, ações que envolvem a comunidade, empresas parceiras e equipe técnica, além do trabalho socioambiental, coordenado pela responsável técnica Fernanda Lana, o projeto caminha para a reta final de execução.

Com objetivo de aumentar o engajamento social com o empreendimento que trará benefícios para milhares de barbacenenses, panfletos e cartazes informativos acerca da obra e do trabalho socioambiental do projeto foram distribuídos ao longo de todo o mês de dezembro. A ação foi realizada em pontos estratégicos de fácil acesso à população, como a sede do Serviço de Água e Saneamento (SAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Cecília e Funcionários e da Central de Vacinas do município.

Buscando, ainda, fortalecer a imagem do empreendimento junto à comunidade, também foi desenvolvido, durante o mês, um trabalho de divulgação da nova logomarca e identidade visual do projeto em materiais e documentos relacionados ao mesmo. Simultaneamente, a equipe responsável também efetuou diversos contatos com parceiros para discutir a criação de espaços físicos que irão auxiliar na ampliação das ações de divulgação do projeto e participação da sociedade em sua execução.

Complementando as atividades de monitoramento do andamento das obras, a equipe técnica responsável passa, mensalmente, por uma reunião de capacitação e acompanhamento de processos, que, neste mês, foi realizada no dia 03 de dezembro. A avaliação mensal de execução das obras, por sua vez, aconteceu no dia 16 de dezembro, durante visita aos canteiros de obra das ETEs Retiro das Rosas e Galego. Na ocasião, o Comitê de Acompanhamento de Obras (CAO), esteve composto, além da equipe técnica, por apoiadores parceiros e pela equipe de transição que representa a nova administração municipal eleita, que dará continuidade ao projeto a partir de 2021.

Durante a visita, o Comitê teve a oportunidade de monitorar e avaliar o andamento da execução das obras, mas a população também pode acompanhar a evolução do empreendimento no site oficial da Prefeitura, onde há uma aba específica para divulgação de gráficos que prestam este esclarecimento a toda a sociedade, além de publicações mensais com fotos que registram o avanço.


Busca de Notícias