Os 122 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Inês Piacesi, Sebastião Francisco do Valle, Tony Marcos de Andrade e Cel. José Máximo se formaram, na última semana, no Programa de Educação Ambiental (Progea) da Polícia Militar. A solenidade, realizada no dia 4 de setembro, na Escola Municipal Coronel José Máximo. A formatura marcou também a união do Projeto Pingo e o Clubinho Ambiental, criados para reforçar as ações na escola.
A solenidade contou com a presença do Subcomandante da 13ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Capitão Flávio Tafuri Mattoso; do chefe da Seção de Planejamento de Operações da 13ª Cia, 1º Tenente Jackson Roberto Tóffoli; do gerente de orientação ambiental Sérgio Gustavo Coutinho Grossi, que representou a secretária municipal de Educação, Desporto e Cultura, Rita Candian; a técnica em Educação Maria Solange Lucindo Magno; e a diretora da Escola Coronel José Máximo, Cláudia Ivone Zanetti.
O prefeito Toninho Andrada, ao comentar a participação das escolas municipais no Progea, disse que 'ações desta natureza são de suma importância para enriquecer o currículo escolar dos alunos, que passam, neste caso, a obter mais conhecimento sobre questões ambientais, tema de alta relevância nos dias atuais'. Ele cumprimentou também os alunos e professores inseridos no Programa.
O Progea é um programa cooperativo, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, em parceria com as escolas, para tornar o aluno mais reflexivo para as questões ambientais e estimular as crianças a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem a contribuir para a preservação ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.
A diretora da Escola Coronel José Máximo, Cláudia Ivone Zanetti Cabral, lembrou que “Há seis anos o projeto vem sendo desenvolvido aqui na escola e fomos a primeira escola a abraçá-lo. Para nós é de suma importância, todas as turmas foram privilegiadas e conhecem muito bem o programa e temos total apoio dos mediadores do projeto”.