Durante dezessete dias as competições do Troféu Independência de Futsal foram as grandes atrações das noites em Barbacena. Ao todo 24 equipes estavam na disputa dos títulos e envolveram cerca de 500 atletas em 91 partidas. A competição encerrou na última sexta-feira (20), com as finais disputadas e com o ginásio lotado. O evento esportivo foi mais uma vez foi marcado pela tranquilidade tanto nas arquibancadas quando dentro da quadra entre as equipes.
Os jogos acontecerão no Ginásio Delmo Maria (Colégio Estadual) e foi organizado por uma comissão que teve como integrantes Alessandro Bretas, Jaime Loures e Fabrício Vargas. A Prefeitura Municipal, através da Subsecretária de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. Na avaliação de Alessandro Bretas, foi mais uma bonita competição e que a cada ano vem se tornando mais disputada porque as equipes estão cada vez mais preparadas. “Agradecemos a Polícia Militar através do Comandante da 60ª Cia. da PMMG, Capitão Glauber Emídio Paixão pelo efetivo trabalho prestado no evento e a Prefeitura Municipal pela parceria”, disse.
O prefeito Toninho Andrada disse que parcerias como essa são muito importantes. 'Temos buscado ao longo dos últimos três anos incentivar e apoiar práticas desportivas no município, pois acreditamos que o esporte é bem mais que lazer, é também saúde e até mesmo ajuda no desempenho educacional dos alunos. Ficamos satisfeitos em poder apoiar inciativas como essa, que reúne dezenas de estudantes de várias regiões da cidade', enfatizou.
Para o subsecretário de Esportes, Milton Roman, evento como esse é de estrema importância para a cidade, pois incentiva cada vez mais a prática esportiva entre a população em geral. ‘”A Prefeitura sempre foi parceria e atua diretamente no apoio ao grupo organizador do evento”, disse.
Resultados
Nas categorias Feminino 2, a grande campeã foi a equipe do Centro Educacional Aprenzi; e na Femino 3, que levou a melhor foi a E.E. Professor João Anastásio – Polivalente / já nas categorias Masculino 1, o título ficou com Escola Estadual Amilca Savassi; no Masculino 2, o troféu foi conquistado pelo grupo do Dasafio; e no Masculino 2, a Escola Estadual Soares Ferreira / os artilheiros da competição foram David Amaro (Amilcar), Gabriel Teixeira (Estadual), Gustavo Ramos (A. Vieira) e Jean Pyerre (Copy Master) / e os goleiros menos vazados foram Lucas Braga (Estadual), Matheus Moreira (Estadual), Flávio Chaves (Amilcar) e João Pedro Marques (IFET).