Mais duas ações voltadas para a área da saúde foram confirmadas pela Prefeitura de Barbacena. A Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) anunciou a retomada dos trabalhos para concluir a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vilela e também a reforma e adequação de um prédio anexo do antigo Posto de Saúde da Praça Conde Prados, para que o local receba a Central de Rede de Frios, que é destinada a abrigar e conservar vacinas.
E o trabalho realizado pela Prefeitura na área da saúde tem recebido aprovação da comunidade. Em pesquisa realizada pelo Instituto UrbanData, divulgada no último mês de dezembro, a população de Barbacena aprovou os serviços ofertados pelas Unidades de Saúde do Município. 65,8% dos entrevistados classificaram os serviços entre ótimo, bom ou regular.
“Estamos trabalhando firme para melhorar o sistema municipal de saúde. Inauguramos o novo PA no Hospital Regional, implantamos o Centro Ambulatorial com as especialidades médias e exames e colocamos em funcionamento duas novas UBS (Funcionários e Nova Suíça). Agora, vamos retomar as obras e colocar também em funcionamento a UBS do Vilela. Embora a saúde pública no Brasil seja um grande problema, as pesquisas deram aprovação para os serviços ofertados nas Unidades de Saúde de Barbacena, mesmo neste quadro adverso. Quer dizer, estamos fazendo a nossa parte”, destacou o prefeito Toninho Andrada.
Com relação as Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura já havia entregue à população, no ano passado, a UBS do Funcionários e também a UBS do Nova Suíça. Para concluir as obras das Unidades e para que elas estivessem totalmente equipadas para serem entregues à comunidade, a atual gestão municipal teve que resolver uma série de pendências que estavam impedindo o andamento dos trabalhos. Foi necessário regularizar o convênio com o Ministério da Saúde, limpar o nome da Prefeitura, buscar verbas e renegociar o contrato com a empreiteira.
Nas novas Unidades de Saúde, os moradores encontram atendimento clínico (médico e enfermeiro), vacinação, serviços de curativos e citopatológicos, pré-natal, de puericultura, grupos de hipertensos e diabéticos, além das atividades do Programa Saúde da Família. Cada UBS tem capacidade para atender cerca de 12 mil pacientes/mês.
Sobre a Central de Rede de Frios, a mesma é destinada ao processo de armazenagem, conservação, manipulação e distribuição de vacinas. E tem como objetivo final assegurar que todas as vacinas administradas mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, haja vista que as vacinas são produtos termolábeis, ou seja, sensíveis a condições extremas de temperatura cuja exposição a essas condições pode danificar suas propriedades farmacológicas e seu efeito desejado.