O país neste ano de 2016, teve uma forte epidemia de dengue, deixando as cidades em alerta total. Em Barbacena foram muitos os casos de notificação do aedes aegypti, e com registro de alguns casos da doença. Os trabalhos de combate ao mosquito no município vem sendo executado constantemente por agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais – Sesaps.
De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa, realizando em Barbacena neste mês de outubro, obteve-se um resultado de 0,3, e segundo a coordenação do setor de Vigilância em Saúde, é considerado de baixo risco. “Nosso trabalho não para, pois a finalidade é atingir o índice melhor possível, e de preferência um índice 0”, pontuou Elizabeth Grecco, Coordenadora de Vigilância em Saúde
O LIRAa é um método simplificado de amostragem proposto com o objetivo de facilitar a obtenção, pelos serviços de saúde, de informações que contribuam para avaliação de programas mediante realização de pesquisas sistemáticas e periódicas. Permitirá ao gestor do programa local de controle da dengue o direcionamento das ações para as áreas apontadas como críticas, além de instrumentalizar a avaliação das atividades desenvolvidas, o que possibilitará um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis.
Este tipo de levantamento é realizado três vezes ao ano, nos meses janeiro, março e outubro, O Sistema faz o sorteio dos quarteirões, e com cobertura de acordo com o índice predial, em Barbacena foi feito em 50%. Este ano foi feito o de outubro, por motivo do surto no Estado de minas Gerais.