Defesa Civil esclarece e alerta sobre a previsão de chuvas para Barbacena


Foi divulgado ontem (06/01) pela mídia, em rede nacional, a previsão de fortes chuvas em Barbacena, podendo chegar a um volume de 250 mm, o que seria uma grande quantidade de água.   

Os números geraram inúmeras dúvidas nas redes sociais e consequentemente preocupação. Por esse motivo, a Defesa Civil esclarece que realmente é esperado grandes volumes pluviométricos para primeira quinzena de janeiro. “Porém não sabemos a intensidade dessas precipitações. Se forem esparsas causarão problemas, se foram concentradas causarão danos e prejuízos, com risco a incolumidade dos munícipes”, esclarece o órgão.

Isso significa que esse volume de chuvas de 250 mm, pode cair de uma vez só, por exemplo, em um período de menos de uma hora, o que poderia causar grandes estragos – mas esse volume pode ser distribuído em chuvas mais leves e em um período de tempo maior ao longo da semana.

 

Aviso meteorológico INMET

 

 De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados deverão ocorrer na parte central do Brasil incluindo principalmente os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal, norte de São Paulo, norte de Mato Grosso do Sul e sul do Pará.

De maneira geral na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva se concentram no centro-sul de Minas Gerais, sul do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e norte de São Paulo, com maiores acumulados entre 100 mm e 150 mm, podendo alcançar 200 mm em áreas ao centro de Minas Gerais, Espírito Santo e no Rio de Janeiro.


Busca de Notícias