O PROCON Municipal de Barbacena divulgou o balanço anual das atividades do órgão no ano de 2021. as empresas de telefonia continuam sendo as campeãs no número de reclamações, seguida pelos bancos, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e pela empresa responsável pela distribuição de energia elétrica.
No total foram registradas 1.208 ocorrências. Destas, 911 foram finalizadas com 763 classificadas como atendidas e 148 não atendidas. Permanecem em andamento 297 ocorrências, aguardando resposta do fornecedor. O índice de resolutividade chegou a 83,75%
As 10 empresas mais reclamadas foram:
POSIÇÃO |
EMPRESA |
NÚMERO DE OCORRÊNCIAS |
1º |
OI S/A |
86 |
2º |
BANCO BRADESCO |
63 |
3º |
VIA VAREJO (CASAS BAHIA, PONTO FRIO E EXTRA.COM) |
63 |
4º |
CLARO S/A |
54 |
5º |
CEMIG |
53 |
6º |
BANCO ITAÚ |
42 |
7º |
BANCO MERCANTIL |
35 |
8º |
VIVO (TELEFÔNICA S/A_ |
33 |
9º |
PERNAMBUCANAS |
32 |
10º |
MERCADO LIVRE (MERCADO PAGO) |
28 |
A Coordenadora do Procon, Ariane Costa, relata que o resultado do ranking já era esperado. “Considerando a manutenção da tendência dos anos anteriores com relação às empresas de telefonia, bem como o aumento expressivo de reclamações de consumidores no tocante a empréstimos consignados e empréstimos pessoais, situações que atinge grande parte de aposentados e pensionistas”, destacou.
Ainda de acordo com o PROCON, o posicionamento da empresa de energia elétrica também se justifica devido à grande procura de consumidores insatisfeitos com o aumento dos valores das faturas para pagamento, fato este que onerou muito os consumidores no ano de 2021.
Para o Advogado Geral do Município, Ernesto Roman este balanço é importante “para trazer transparência aos consumidores e à população em geral, acerca das atividades exercidas no órgão”.