Defesa Civil de Barbacena se prepara para período chuvoso


A Defesa Civil de Barbacena tem se preparado ao longo do ano para enfrentar o período chuvoso que está previsto neste início de ano. Para que o trabalho seja bem sucedido, o órgão divide suas ações e linha de trabalho em estações chuvosas e secas.

Nas estações mais secas do ano é feita a gestão do risco. Para isso, em 2021 a Defesa Civil realizou a operação Guarda-Chuva, o Plano de Contingência, obras de contenção, drenagem, orientação a comunidade entre outros.

Quando o período chuvoso inicia - é trabalhada três frentes: preparação, resposta (caso aconteça o desastre) e reconstrução. Neste período, que vai até o final de março, nenhum servidor da Defesa Civil pode tirar férias ou viajar.

Quando se inicia um grande volume de chuvas, a Defesa Civil faz contato com a população dos locais que estão sendo monitorados de alto risco. A partir de critérios e informações estabelecidas pelo órgão, por exemplo, marcas réguas fluviométricas para medir a altura de rios e consequentemente o potencial perigo, a Defesa Civil analisa as ações a serem tomadas e orienta a população para o que deve ser feito.

Se a chuva vier forte, será acionado o plano de contingência, que já consta quais são as escolas que cada população deve ir para se abrigar, em paralelo a isso é feito o acionamento do Conselho Municipal de Defesa Civil, além da criação do gabinete de crise, para a prestação de socorro da população atingida.


Busca de Notícias