Barbacena inicia vacinação infantil contra a Covid-19


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), iniciará a vacinação de crianças de cinco a 11 anos.  De acordo com estimativa, cerca de 9.117 crianças estão aptas para vacinação no município.

Há recomendação que a aplicação ocorra em sala de vacina exclusivamente para vacinação nesse público, evitando erros de imunização e trazendo mais segurança para o processo.

A equipe das salas de vacina da Prefeitura, tem recebido atualizações e capacitação pelo Ministério da Saúde através de uma plataforma online, habilitada durante essa semana.

A recomendação é que a vacinação ocorra com prioridade para o seguinte público:

1 - Crianças com 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidade;

2- Crianças indígenas e quilombolas;

3- Crianças sem comorbidades, seguindo a ordem decrescente da faixa etária.

Durante a vacinação, pais e responsáveis deverão estar presentes, e em caso de crianças com 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidade é necessário apresentação do comprovante.

 

Calendário

A vacinação pediátrica para crianças de 05 a 11 anos acontecerá nas UBSs dos bairros Grogotó, Santa Cecília, Guido, João Paulo, Santa Efigênia, CAIC, entre os dias 20 a 21/01, de 08h às 11h. Durante esse horário não acontecerá nestes locais a aplicação das vacinas de rotina.

- 20/01:  Criança de 05 a 11 anos com comorbidades comprovadas através de atestado médico. Nascidos entre os meses de janeiro a junho.

- 21/01: Crianças de 05 a 11 anos com comorbidades comprovadas através de atestado médico. Nascidos entre os meses de julho a dezembro.

Já no dia 22/01, acontecerá aplicação para crianças de 11 anos completo nascidos de janeiro a junho, na Unidade Central de Vacinas e nas UBSs dos bairros vilela e Santa Cecília, de 08h às 12h, enquanto durarem os estoques.

 

Segurança

Alguns países já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em crianças, como o Canadá, Espanha, Itália, França, Uruguai e Alemanha. O Intervalo de aplicação entre a 1ª e 2ª dose será de oito semanas.

A vacina pediátrica - Pfizer terá uma apresentação exclusiva, sendo o frasco na cor laranja, variando também a dosagem, que em crianças será de 0,2 ml. Os pais devem permanecer atentos aos sintomas locais esperados (por exemplo, dor inchaço, vermelhidão no local) e também quanto ao surgimento de febre, dor de cabeça, calafrios, dor pelo corpo e articulação ou outras reações e em casos de persistência dos sinais e sintomas procurar o médico.


Busca de Notícias