Atendimento às pessoas com Síndrome Gripal passa por mudanças em Barbacena


O aumento de casos positivos e suspeitos de Covid-19 e outras síndromes gripais em Barbacena tem sido significativo nos últimos dias.

Dessa forma considerando a sobrecarga dos serviços de saúde da rede municipal, o município de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde, reorganizou as portas de entrada para atendimento das síndromes gripais, da seguinte forma:

  • A partir deste sábado (22/01), será reaberto o Centro Covid, localizado anexo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Funcionários. Prestará atendimento médico no horário de 7h as 19h todos os dias da semana, inclusive, sábado, domingo e feriados. No local, também permanece a realização da testagem RT-PCR para as pessoas dos grupos prioritários, mediante agendamento;
  • O Hospital Policlínica de Barbacena permanece como referência para atendimento da Covid-19, em especial no plantão noturno (19h as 7h);
  • As Unidades Básicas de Saúde, com exceção daquelas localizadas nos bairros Santa Luzia, São Francisco, Grogotó, João Paulo, Torres e Nove de Março, estão realizando atendimento dos casos leves de síndrome gripal, de segunda a sexta, no período de 07h às 11h e 13h às 17h, na zona urbana, e de 08h as 16h na zona rural.
  • Ainda, no intuito de prestar um melhor atendimento, temporariamente, foi alterado o atendimento das UBS Santa Cecília, Carmo e Santa Efigênia. Essas unidades realizarão atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) no período da manhã, enquanto que o atendimento a pacientes com síndrome gripal será realizado exclusivamente no período da tarde.
  • A vigilância epidemiológica municipal a partir do dia 24/01 contará com atendimento médico por telefone, no período da tarde, para orientação sobre isolamento e emissão de atestado de afastamento para aqueles que já possuam um resultado positivo ou sejam contato domiciliar de pessoa com laudo positivo. Assim, basta encaminhar a solicitação de atestado com o resultado do teste para o e-mail laudoscovid@barbacena.mg.gov.br e qualquer dúvida ligar para (32) 98867-3320, 98863-3141, 98867-4406 ou 3330-2144.

Cumpre ressaltar que a equipe municipal de saúde vem trabalhando para melhor atender os munícipes e reforça a necessidade de manter o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.


Busca de Notícias