Nota Informativa sobre a vacinação infantil


Muitos questionamentos chegaram a Prefeitura Municipal de Barbacena em relação ao caso notificado ao Sistema de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-vacinação, no dia 19/01, sobre o caso de uma criança de 10 anos, residente em Lençóis Paulista que evoluiu com parada cardiorrespiratória cerca de 12 horas após a vacinação contra Covid-19.

De acordo com a nota divulgada pelo Estado de São Paulo e Minas Gerais, a vacinação na criança ocorreu de maneira correta. Para se estabelecer a relação causal entre a vacinação e o agravo, foi realizada uma investigação que agrupou informações com a família e com os serviços de saúde onde a criança foi assistida. As informações obtidas foram avaliadas por um grupo de profissionais especializados, concluindo que a criança possui uma pré-excitação no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW), que pode ocasionar vários problemas e até morte súbita.

Dessa forma, a investigação concluiu que a síndrome de Wolff-Parkinson-White, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade hemodinâmica, sendo descartada o evento adverso pós-vacinação.

A criança foi atendida em tempo oportuno, o quadro foi revertido e ela encontra-se hospitalizada, monitorizada e estável.

Dessa forma, a vacinação infantil segue seu fluxo previsto.

Orientamos aos pais, que não percam a oportunidade para imunizar seus filhos. 

 

Para ver as notas divulgadas, acesse os links abaixo:

Nota divulgada pelo Estado de Minas

https://barbacena.mg.gov.br/download/Nota21012022.pdf

Nota divulgada pelo Estado de São Paulo

https://barbacena.mg.gov.br/download/Nota_Informativa_1_EAVP_finalizada.pdf


Busca de Notícias