Confira o balanço das ouvidorias do quarto trimestre de 2021


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) divulgou o balanço do quarto trimestre de 2021 das manifestações recebidas pela Ouvidoria Geral e Ouvidorias Adjuntas. O relatório atende à Lei Delegada 71/2013, à Lei Municipal 4977/2019, à Lei Federal 13.460/2017 e ao princípio da publicidade e transparência.

 

As manifestações foram classificadas da seguinte forma:

 

RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

DENÚNCIA: Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes;

SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica.

ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.

SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

No último trimestre de 2021, a maior parte das demandas foram solicitações, com 235 registros, o que representa 57,74% dos atendimentos da ouvidoria. Em seguida, a demanda mais acionada foi reclamação, com 34,64%, ou seja, 141 no total.

A terceira demanda mais acionada foi a de elogios, com 18 registros que representa 4,42%. As denúncias representam 2,46%, ou seja, 10 demandas. Por fim, as sugestões representam três demandas, que significa um percentual de 0,74%.

Foram recebidas 407 notificações, sendo 353 resolvidas, ou seja, um índice de resolubilidade de 86,73%.

https://barbacena.mg.gov.br/download/Relatorio_4_Trimestre_2021.pdf


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