Barbacenense já pode fazer consultas e emitir as guias do IPTU/2022


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), informa que as guias de arrecadação do Imposto Predial e Territorial (IPTU) e das Taxas de Serviços Urbanos de 2022 estão disponíveis para emissão através do link https://barbacena.mg.gov.br/iptu/.

Para a emissão, a pessoa deverá ter em mãos o CPF/CNPJ do titular, além do código do imóvel ou inscrição imobiliária, constantes das notificações do IPTU de 2021.

Neste ano de 2022 a Prefeitura de Barbacena concederá duas opções para pagamento em cota única. A primeira delas, denominada COTA ÚNICA A, terá um desconto de 10% (dez por cento) sobre o valor do imposto e vencimento em 11 de abril de 2022, enquanto que a segunda opção, denominada COTA ÚNICA B, concederá um desconto de 5% (cinco por cento) sobre o imposto devido, tendo vencimento em 10 de maio de 2022.

Dessa forma, os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU/2022 à vista contarão com maior percentual de desconto quando comparado a 2021, passando de 5% para 10%, repondo, portanto, quase que integralmente a atualização do imposto pela inflação realizada em cumprimento à obrigação constante do Código Tributário do Município.

Vale ressaltar que a postagem das notificações junto aos Correios ocorrerá até o início do mês de março.

Eventuais solicitações de revisão cadastral deverão ocorrer até 10 de maio de 2022 para aplicação no exercício de seu lançamento. Atualmente, diversos serviços podem ser solicitados e resolvidos através dos canais de autoatendimento disponibilizados pela Secretaria de Fazenda sem precisar sair de casa. É rápido, seguro e econômico. Basta acessar o link https://barbacena.mg.gov.br/atendimento/ e escolher o tipo de atendimento preferido, como abertura de protocolo on-line, WhatsApp ou e-mail.

A regulamentação do lançamento tributário do IPTU se encontra disponível no Decreto Municipal nº 9.073, de 26 de janeiro de 2022.


Busca de Notícias