Você conhece os serviços oferecidos pelo SEMAS às pessoas em situação de rua?


A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS oferece diversos serviços de apoio e acolhimento institucional de pessoas em situação de rua através do Núcleo de Apoio ao Cidadão de Rua, que tem por objetivo oferecer um atendimento integral que garanta condições de estadia, convívio, endereço de referência, alimentação e higienização. O equipamento busca acolher de forma humanizada e com privacidade pessoas em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

O SEMAS também conta com a Casa do Cuidado que tem um termo de fomento com o município para atendimento através de albergue assistencial de pessoas em situação de rua e migrante. Na casa é possível beneficiar pessoas em situação de rua e migrantes, com oferta de atendimento humanizado, alimentação, higienização e pernoite em leitos retaguarda.

Abordagem Social a essas pessoas é um serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS que tem o objetivo de orientar, apoiar e acompanhar esse público, buscando a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais.

O trabalho realizado pelo SEMAS voltado a esses públicos tem sido muito expressivo. Em 2021, o Núcleo de Apoio ao Cidadão de Rua realizou cerca de 820 atendimentos individualizados por mês e a Instituição Casa do Cuidado realizou uma média de 1.847 atendimentos por mês. Esses números referem-se a todos os serviços oferecidos por esses equipamentos.


Busca de Notícias