IPTU/2022: Guias de pagamento e demais informações podem ser acessadas online


Desde o dia 26 de janeiro, a população já pode emitir a segunda via das guias de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e das Taxas de Serviços Urbanos de 2022. Para realizar a emissão basta acessar o site: https://barbacena.mg.gov.br/iptu/ tendo em mãos o CPF/CNPJ do titular ou o código do imóvel ou inscrição imobiliária.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), a versão física do IPTU e Taxas de Serviços Urbanos serão postadas junto aos Correios nesta semana, ou seja, entre os dias14/03 a 18/03.

Neste ano de 2022 a Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) concederá duas opções para pagamento em cota única. A primeira delas, a “COTA ÚNICA A”, terá um desconto de 10% sobre o valor do imposto e vencimento no próximo dia 11 de abril, enquanto que a segunda opção, denominada “COTA ÚNICA B”, concederá um desconto de 5% sobre o imposto devido, tendo vencimento em 10 de maio deste ano.

Dessa forma, os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU/2022 à vista contarão com maior percentual de desconto quando comparado a 2021, passando de 5% para 10%. Essa medida significa uma reposição quase que integralmente a atualização do imposto pela inflação realizada em cumprimento à obrigação constante do Código Tributário do Município.

 

Pontos para emissão da segunda via do IPTU

Para evitar aglomeração na sede da SEFAZ, os contribuintes também poderão emitir a segunda via do IPTU/2022 junto ao Centro de Atenção ao Cidadão, localizado na Rua Getúlio Vargas, 80, Centro (antigo prédio da Receita Federal). Veja abaixo os locais e horários para atendimento:

 

Secretaria Municipal de Fazenda: Rua Silva Jardim, 340, Boa Morte, no horário de 12h às 17h.

 

Centro de Atenção ao Cidadão: Rua Getúlio Vargas, 80, Centro (antigo prédio da Receita Federal), no horário de 13h às 18h.


Busca de Notícias