Semop refaz iluminação do Jardim do Globo


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), realizou a troca da iluminação de todo o jardim do Globo. Em novembro do ano passado, o principal símbolo do jardim, o obelisco com o Globo de vidro, foi revitalizado pelo município. Meses antes, em junho do ano passado, também foi revitalizado um outro importante símbolo da praça, a fonte Leda e o Cisne.

 

História

O jardim do Globo fica localizada na Praça Conde de Prados, que foi criada em 1890, na antiga Praça da Concórdia, hoje conhecida como Praça Conde de Prados. No ano seguinte, em 1891, foi erguida o obelisco, de aproximadamente 20 metros de altura, em estilo grego. No entanto, ao invés do Globo de vidro, estava exposto no local uma estátua que simbolizava a Liberdade (uma mulher esculpida em pedra, vestida à moda grega, trazendo em suas mãos grossas correntes rebentadas, simbolizando a liberdade).

O monumento foi erguido pelos escravos libertos da cidade de Barbacena. O construtor do obelisco foi o renomado arquiteto José Ravagnelli, que também construiu outros imóveis em Barbacena.

A partir de 1928, a praça, que era no mesmo nível do solo, foi suspensa e nela feito um artístico jardim, Jardim da Liberdade.

Atualmente a praça possui um jardim suspenso em estilo eclético, com bancos em estilo italiano, caramanchões, postes estilo inglês e uma estátua em mármore da Leda e o Cisne e seu formato remete a um violino se vista do alto.

Uma das características que mais impressionam é o jardim tem o formato de um violino, que pode ser notado quando visto pelo alto.


Busca de Notícias