Campanha contra a influenza começa na próxima segunda-feira para idosos e trabalhadores da saúde


A Campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, começará na próxima segunda-feira (04/04) em Barbacena. Nessa primeira etapa, que acontecerá até o dia 30/04, o público alvo será composto de idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

A partir da imunização desse público, Barbacena iniciará a segunda etapa, composta pelos seguintes grupos: crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, passageiros urbano e de longo cursos, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Nessa segunda etapa, a vacinação acontecerá do dia 02/05 a 03/06. Para os grupos da categoria de trabalhadores é necessário a comprovação de vínculo empregatício.

Em Barbacena a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Central de vacinação. Quem optar por uma UBS, poderá procurar as Unidades dos bairros Funcionários, Carmo, Santa Efigênia, Nova Suíça e Vilela em período integral sem intervalo de almoço, ou seja, de 07h às 17h. Já na Unidade do Santa Cecília, essa vacinação começará a partir das 10h30 e também se estenderá até às 17h.

Na Unidade Básica de Saúde do CAIC a aplicação será apenas no período da tarde, de 13h às 17h. nas UBSs do Boa Vista e Grogotó a aplicação será apenas pela manhã, 07h às 11h.

As demais unidades o funcionamento será da seguinte forma: de Segunda a Sexta de 07h às 11h e 13h às 17h na zona urbana – e de 08h às 16h na Zona Rural.

A vacina deste ano contra a Influenza contará com a nova Cepa responsável por aumento de casos no final do ano passado, a Darwin (H3N2). Com isso, de acordo com Resolução da Anvisa, as vacinas influenza trivalentes apresentam os três tipos de cepas de vírus em combinação em 2022:

a. A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09

b. A/Darwin/9/2021 (H3N2)

c. B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

A influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. Pertencem ao público alvo da campanha os seguintes grupos:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Trabalhador da Saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, e nos diferentes níveis de complexidade.
  • Gestantes
  • Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto
  • Professores do ensino básico e superior
  • Povos indígenas
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade indicadas no quadro abaixo.  

  • Pessoas com deficiência permanente

Serão considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:

o Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.

o Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.

o Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.

o Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc

  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
  • Trabalhadores Portuários
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas


Busca de Notícias