A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2022 das manifestações recebidas pela Ouvidoria Geral e Ouvidorias Adjuntas. O relatório atende à Lei Delegada 71/2013, à Lei Municipal 4977/2019, à Lei Federal 13.460/2017 e ao princípio da publicidade e transparência.
As manifestações foram classificadas da seguinte forma:
RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.
DENÚNCIA: Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica.
ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado.
SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.
No relatório referente as manifestações de janeiro a março, 306 notificações eram de solicitações (54,64%), outras 207 (36,96%) eram reclamações, 24 denúncias (4,29%), 18 (3,21%) elogios e cinco (0,89%) sugestões.
Confira o relatório na íntegra (clique aqui).