Complexo Hospitalar de Barbacena é inaugurado


O Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), que reúne o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA) e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) foi inaugurado na manhã de ontem (06/05) em Barbacena. O evento contou com a presença de autoridades, como o governador Romeu Zema, o secretário de estado de saúde, Fábio Bacheretti, o prefeito municipal Carlos Du, entre outros.

Com o CHB haverá estruturação e a habilitação de leitos de cuidados prolongados e maior proximamente assistencial entre as unidades. São mais de R$ 2,9 milhões investidos em equipamentos. Além disso, através do programa Valora Minas foi inaugurado no CHB 11 leitos de AVC integral e seis leitos de AVC agudo e oito leitos cirúrgicos.

O prefeito Carlos Du, ressaltou a importância na prática dos investimentos. “Esse investimento que está sendo feito aqui vai melhorar o tempo de resposta do atendimento e com isso as pessoas serão salvas hoje. A gente não consegue mensurar o valor de um ato, quem está aqui na ponta hoje sabe e eu tenho certeza que eles vão se lembrar disso”, destacou Du.

O governador Romeu Zema lembrou da necessidade da aproximação entre município e estado, para o bom funcionamento dos trabalhos.

“Isso tem acontecido de forma cada vez mais ampla no estado. Eu sempre estive envolvido em gestão e gestão é trabalho de equipe, é trabalho de time. O governo do estado sozinho pode muito pouco, mas quando trabalha em conjunto com os municípios, ele amplia muito o seu nível de atuação.  Para o estado fazer um bom trabalho para os mineiros é fundamental que as prefeituras estejam trabalhando juntos”, ressaltou Zema.

O Governo do Estado também firmou um aumento de R$ 2,3 milhões nos repasses anuais para o Complexo, para aprimorar o atendimento à população por meio da ampliação de leitos e aumento da resolubilidade nas especialidades de média e alta complexidade.


Busca de Notícias