Sonho realizado: Radioterapia começa a funcionar em Barbacena


O sonho de diversas pessoas que militam na área da oncologia em Barbacena, ganhou forma. Barbacena agora realiza tratamento de radioterapia através do SUS, no hospital Ibiapaba CEBAMS. A inauguração oficial do serviço aconteceu na manhã de ontem (06/05), no hospital.

Com uma máquina com alta tecnologia e uma estrutura especial, o investimento foi superior a R$ 10 milhões e feito de forma conjunta entre Prefeitura Municipal de Barbacena, hospital Ibiapaba e Governo Federal. A estrutura está pronta e em funcionamento.

Com a máquina de radioterapia, os pacientes terão mais agilidade no tratamento, o que de grande importância no processo de combate a doença.  O diretor técnico do Ibiapaba, Antônio José ressaltou que a equipe é altamente capacitada e explicou como a rapidez de um diagnostico de câncer paralelo ao serviço de radioterapia é importante na linha de cuidado oncológico. “Esse é um sonho que vem se construindo a quase 20 anos. Muitas pessoas envolvidas, muitos agentes políticos, a comunidade, população, outras entidades da cidade. É um projeto da comunidade e em comum acordo com Estado e União”, destacou o diretor.

O Prefeito Carlos Du, destacou a alegria de entregar esse serviço funcionando para toda população da macrorregião. “A população tinha que pegar um transporte para se dirigir a Juiz de Fora, Belo Horizonte para um tratamento e agora esse serviço será oferecido em Barbacena. Nesses 20 anos o município sempre ajudou em todos os processos, nesta administração em especial, fizemos gestão junto ao Governo Federal, Governo do Estado e apoio em recursos até ser credenciado. Tenho certeza que melhorará muito a vida dos pacientes que fazem tratamento oncológico em Barbacena”, ressaltou Du.


Busca de Notícias