Escola Municipal Alberto Corrêa utiliza o jogo de xadrez como instrumento de aprendizagem


A Escola Municipal “Alberto Corrêa” realizou na última sexta-feira (27/05), a premiação dos vencedores do I Campeonato de Xadrez do Ensino Fundamental II. A competição aconteceu como uma oficina pedagógica interdisciplinar do último sábado letivo (21/05).

A ação na escola foi desenvolvida pela professora de Educação Física, Sylvana Fonseca, que iniciou os ensinamentos do xadrez e percebeu diversos talentos, que motivou a criação do torneio, que contou com 32 competidores.

O sucesso do ensino de xadrez e a interação dos alunos foi tão grande que alguns alunos do Ensino Fundamental II estão retornando na escola no 3º turno para ensinarem os alunos do 2º ao 5º Ano a jogarem xadrez. A troca de conhecimento entre os alunos permite a interação de estudantes das diferentes idades com as diversas possibilidades de aprendizagem deste jogo que desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

Premiação

A premiação aconteceu para os alunos que mais se destacaram no campeonato nos dois níveis: Nível I ( 6º e 7º Anos) – Nível II (8º e 9º Anos) e também conferiu certificados de participação para todos os alunos inscritos.

De acordo com a diretora da escola, Darlene Nunes as propostas diversificadas, lúdicas e interativas podem contribuir e favorecer o pleno desenvolvimento dos alunos, em especial, neste ano, com a retomada das aulas presenciais, após a pandemia. “Nossa equipe visa à superação das dificuldades, a retomada de conteúdos e a recomposição das aprendizagens através de propostas que valorizem nossos alunos, suas habilidades e conquistas, compartilhando e mediando o conhecimento de forma dinâmica, prazerosa e respeitosa”, destacou.


Busca de Notícias